07 DE OUTUBRO

Batalha de Lepanto contra as forças do islã.

– 1571: Batalha de Lepanto, considerada o maior combate naval desde a Batalha de Actium, em 31 a.C., na qual as forças católicas coligadas derrotaram os turcos otomanos, quebrando sua invencibilidade. Essa batalha foi para os católicos uma verdadeira cruzada. D. João d’Áustria, seu comandante, quis que ela fosse realizada com espírito sobrenatural, dando a cada soldado um rosário, proibindo que subissem mulheres a bordo dos navios, e ordenando que a blasfêmia fosse castigada com a execução. Ele e toda a sua frota fizeram três dias de jejum. A Santa Igreja instituiu a festa de Nossa Senhora do Rosário para recordar e agradecer a Deus por essa vitória.

– 1948: bloqueio de Berlim, capital da Alemanha.

Após o fim da Segunda Grande Guerra Mundial, a Alemanha e a sua capital, a cidade de Berlim, foram divididas em quatro setores, sendo cada um deles administrado por um dos países vencedores do conflito: os Estados Unidos, a Grã-Bretanha, a França e a União Soviética. A cidade de Berlim ficou no interior do setor atribuído à União Soviética. Quando os Estados Unidos, a Grã-Bretanha e a França decidem unificar os três setores ocidentais da cidade que lhes haviam sido atribuídos, a União Soviética opõe-se a esta unificação, iniciando, a 24 de Junho de 1948, um bloqueio por via terrestre. Como resposta, os Estados Unidos, a Grã-Bretanha e a França decidem estabelecer uma ponte aérea para abastecer de bens de primeira necessidade a parte ocidental da cidade.

– 1949: a parte oriental da Alemanha, que estivera sob a bota russa, proclama a República Democrática Alemã, comunista.

– 1963: os Estados Unidos de John F.Kennedy e a União Soviética concordam com a suspensão de experiências de armamento nuclear.

– 1976: fica pronto o livro da TFP uruguaia: “Izquierdismo en la Iglesia: compañero de ruta del comunismo en la larga aventura de los fracasos e de las metamorfosis”, mostrando a infiltração comunista em setores da Igreja e do laicato católico.

– 1989: o Partido Comunista Húngaro, em congresso, renuncia ao marxismo, optando pela via do “socialismo democrático”.

EUa e Grã Bretanha invadem o Afeganistão.

– 2001: – Os Estados Unidos e a Grã Bretanha iniciam o bombardeamento do Afaganistão.

– 2006: morre a jornalista russa Anna Politkovskaia, de 48 anos, autora de “A Rússia de Putin”, assassinada à porta de sua casa em Moscou.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here