09 DE FEVEREIRO

Só a Igreja Católica poderia revelar ao mundo as doutrinas capazes de fundamentar a concepção grandiosa de uma harmonia universal baseada na igualdade de direitos de todos os povos. Só ela poderia comunicar às inteligências bastante luz, às vontades bastante força para realizar este ideal. De fato, no passado só ela chegou a esboçar com nitidez, e a realizar com sua imperturbável e invencível paciência a estrutura supranacional do Ocidente. Não conheço estudo mais necessário para a solução dos problemas contemporâneos que o da estrutura ideológica e jurídica do Sacro Império Romano Germânico. Os tolos sorrirão diante da afirmativa. (“Uma experiência que não deve ser esquecida“, Plinio Corrêa de Oliveira)

1801: – Pelo acordo de Lunéville entre Napoleão e a Áustria, é extinto de fato o Sacro Império.

1849: – O carbonário Mazzini proclama a República em Roma, e nomeia-se triunviro. Pio IX foge para Gaeta.

1929: – É executado no México o estudante católico José de León Toral, por ter assassinado o presidente revolucionário Álvaro Obregón.

1961: – Num clube de Liverpool, The Cavern, o grupo de rock and roll nascente, The Beatles, realiza sua primeira das 264 aparições públicas, que teria como efeito levar à juventude a uma histeria revolucionária.

1967: – Durante a ditadura militar que governou o Brasil, é sancionada a nova Lei de Imprensa, impondo a censura prévia, por agentes federais presentes nas redações, à imprensa, rádio e televisão.

1990: – Começam na Alemanha as obras de demolição do famigerado Muro de Berlim que, desde agosto de 1961 impedia aos habitantes do lado comunista da cidade, passarem para o Ocidente.

1991: – Na Lituânia, uma esmagadora maioria aprova em plebiscito sua independência da União Soviética. Dois dias depois o Parlamento ratificaria a decisão. Mikail Gorbachev declara o plebiscito ilegal.

1993: – O general Colin Powell, chefe das Forças Armadas dos Estados Unidos, demite-se por se opor à entrada de homossexuais no Exército norte-americano, medida aprovada pela administração Clinton.

Deixe um comentário!