09 DE FEVEREIRO

1801: – Pelo acordo de Lunéville entre Napoleão e a Áustria é extinto de fato o Sacro Império.

1849: – O carbonário Mazzini proclama a República em Roma, e nomeia-se triúnviro. Pio IX foge para Gaeta.

1929: – É executado no México o estudante católico José de León Toral, por ter assassinado o presidente revolucionário Álvaro Obregón.

1961: – Num clube de Liverpool, The Cavern, o grupo de rock and roll nascente, The Beatles, realiza sua primeira das 264 aparições públicas, que teria como efeito levar à juventude a uma histeria revolucionária.

1967: – Durante a ditadura militar que governou o Brasil, é sancionada a nova Lei de Imprensa, impondo a censura prévia, por agentes federais presentes nas redações, à imprensa, rádio e televisão.

Gen. Colin Powell tomou atitude corajosa contra a presença de homossexuais nas FFAA dos EUA.

1990: – Começam na Alemanha as obras de demolição do famigerado Muro de Berlim que, desde agosto de 1961 impedia aos habitantes do lado comunista da cidade, passarem para o Ocidente.

1991: – Na Lituânia, uma abrumadora maioria aprova em plebiscito sua independência da União Soviética. Dois dias depois o Parlamento ratificaria a decisão. Mikail Gorbachev declara o plebiscito ilegal.

1993: – O general Colin Powell, chefe das Forças Armadas dos Estados Unidos, demite-se por se opor à entrada de homossexuais no Exército norte-americano, medida aprovada pela administração Clinton.

Deixe uma resposta