09 de fevereiro

1556: – No mar do Caribe o corsário britânico Francis Drake, atuando em nome da coroa inglesa, saqueia as costas da atual Colômbia.

1795: – A França e a Prússia firmam um acordo, anterior à Paz de Basiléia, para pôr fim à primeira guerra entre a França revolucionária e a Primeira Coalizão contrária.

1801: – Pelo acordo de Lunéville entre Napoleão e a Áustria é extinto de fato o Sacro Império.

1849: – O carbonário Mazzini proclama a República em Roma, e nomeia-se triunviro. Pio IX foge da cidade.

1929: – É executado no México o estudante católico José de León Toral, por ter assassinado o presidente revolucionário Álvaro Obregón.

1961: – Num clube de Liverpool, The Cavern, o grupo de rock and roll nascente, The Beatles, realiza sua primeira das 264 aparições pública, que teria como efeito levar à juventude a uma histeria revolucionária. E, em 1964, no mesmo dia, eles fazem sua primeira das três apresentações no Ed Sullivan Show, nos Estados Unidos, com um recorde de audiência de 73 milhões de expectadores.

1967: – Durante a ditadura militar que governou o Brasil, é sancionada a nova Lei de Imprensa, impondo a censura prévia, por agentes federais presentes nas redações, à imprensa, rádio e televisão.

1977: – O rei João Carlos restabelece as relações diplomáticas da Espanha com a URSS.

1990: – Começam na Alemanha as obras de demolição do famigerado Muro de Berlim que, desde agosto de 1961, impedia aos habitantes do lado comunista da cidade, passarem para o Ocidente.

1991: – Na Lituânia, uma abrumadora maioria aprova em plebiscito independentisar-se da União Soviética. Dois dias depois o Parlamento ratificaria a decisão. Mijaíl Gorbachev declara o plebiscito ilegal.

1993: – O general Colin Powell, chefe das Forças Armadas dos Estados Unidos, demite-se por se opor à entrada de homossexuais no Exército norte-americano, medida aprovada pela administração Clinton.

2008: – O Supremo Tribunal do Estado de Nebraska, Estados Unidos, sentencia que a eletrocussão é uma punição “cruel e invulgar”, tornando ilegal a cadeira elétrica no único estado que ainda a utilizava para a pena capital

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor insira seu nome