09 DE MAIO

1605: – É publicada na Espanha a primeira parte do Dom Quixote de la Mancha, de Miguel de Cervantes, uma sátira da cavalaria medieval.

1940: – Em plena II Guerra Mundial, a eutanásia é aprovada na Alemanha.

1950: – Neste dia, proposta do Ministro das Relações Exteriores da França, Robert Schuman, para que os países europeus instituíssem uma única autoridade trans-nacional comum para a administração das respectivas produções de carvão e aço, tornou-se na primeira proposta oficial de integração europeia, que daria lugar à Comunidade Europeia do Carvão e do Aço e na Comunidade Econômica Europeia, formadas por seis países em 1957, que por sua vez formaram o núcleo inicial da União Europeia.

1969: – 200 Santos, entre eles alguns muitos venerados, foram retirados do calendário litúrgico oficial da Igreja Católica pela reforma de Paulo VI. A medida inseriu-se no conjunto de reformas do Concílio Vaticano II promovendo a secularização da Igreja.

Bárbaro assassinato de Aldo Moro. Sobre o “brouhaha” que causou leia o comentário de Plinio Corrêa de Oliveira, clique aqui

1978: – Aparece em Roma dentro de um automóvel, no centro da cidade, o cadáver do primeiro-ministro Aldo Moro. Ele fora raptado 54 dias antes pelas Brigadas Vermelhas.

1980: – Realiza-se em Ghana, na África, o primeiro encontro entre o papa João Paulo II e o arcebispo anglicano de Cantuária.

1994: – João Paulo II pede ao Consistório de Cardeais que “a Igreja admita erros e horrores”, e anuncia o programa do Jubileu 2000.

– O agitador Nelson Mandela é investido como primeiro presidente negro da África do Sul, um dia depois de consagrado pelo Parlamento recém-eleito.

1997: – O Congresso norte-americano aprova a lei que prevê o julgamento e a condenação, como adultos, dos maiores de 13 anos autores de crimes violentos.

2007: – O Papa Bento XVI chega a São Paulo para a primeira visita pastoral a um país da América Latina.

Deixe um comentário!