9 DE SETEMBRO

– 1543: com a morte de seu pai, James V, da Escócia, Maria Stuart é coroada rainha do país, aos nove meses de idade. Ela passou a maior parte de sua infância na França, e em 1558 casou-se com o Delfim, Francisco. Depois de muitas vicissitudes e de 18 anos e meio de prisão na Inglaterra, é decapitada em 1587, por ordem da ímpia rainha Isabel I.
– 1922: chega ao Brasil a Família Imperial, até então proibida de entrar no solo pátrio pela República.
– 1948: após acordo entre a Rússia e Estados Unidos, são criadas as duas Coréias, do Sul e do Norte.
– 1962: universitários do Grupo de “Catolicismo”, lançam um manifesto “Dez afirmações anticomunistas”, a propósito das agitações estudantis.
– 1956: dá-se a primeira aparição televisiva do cantor norte-americano Elvis Presley, no Ed Sullivan Show. Ele seria outro ídolo da juventude transviada.
– 1973: há uma reunião clandestina de 136 oficiais portugueses, no Monte Sobral, Alcáçovas, que marca o início do Movimento das Forças Armadas, que depois daria na “Revolução dos Cravos”, de fundo revolucionário.
– 1976: morre o sanguinário ditador chinês Mao Tsé-Tung. Ele liderou a Revolução chinesa, e foi o fundador da República Popular da China, que governou como tirano de 1949 até sua morte em 1976. Sua radical interpretação do marxismo-leninismo passou a ser chamada de maoísmo.
– 2002: Osama bin Laden reivindica os atentados de 11 de setembro de 2001.
– 2009: o Uruguai torna-se o primeiro país da América Latina a autorizar a adoção de crianças por casais do mesmo sexo, depois de o Senado ter aprovado a reforma legal.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor insira seu nome