09 DE NOVEMBRO

1620: – o Mayflower, conduzindo peregrinos protestantes anabatistas, chega às praias do atual Estados Unidos.

1799: – 18 de Brumário: Napoleão Bonaparte toma o poder na França.

1918: – como conseqüência da perda da guerra, o Imperador alemão Guilherme II abdica do trono.

1938: – Noite de Cristal (Kristallnacht), na Alemanha nazista: Lojas, habitações de judeus, e sinagogas, são destruídas. A violência estende-se por mais dois dias.

1967: – primeira edição da revista de rock, Rolling Stones. O fundador e editor Jann Wenner escreve que a revista “não é apenas sobre música, mas sobre temas e atitudes que a música abrange”.

Muro de Berlim: Cruz em memória de Chris Gueffroy em frente ao prédio do Reichstag, em Berlim. Mais uma das vítimas do comunismo alemão-oriental, então com 20 anos, que ousou tentar a fuga em fevereiro de 1989. Foi um erro fatal que o levou a correr esse risco: um soldado conhecido de Gueffoy lhe dissera que a ordem de atirar havia sido suspensa.

1971: – Os representantes da República Popular da China comunista apresentam-se pela primeira vez nas Nações Unidas.

1982: – Manifesto da TFP colombiana sobre a anistia aos guerrilheiros: “¿Medida de pacificación? ¿O transferencia de la guerrila del fondo de las selvas al centro de las ciudades?”.

1989: – O Muro de Berlim começa a ser derrubado, pressagiando a reunificação da Alemanha.

1990: – A Irlanda elege, pela primeira vez, uma mulher para a Presidência da República, a advogada Mary Robinson, 46 anos.

1992: – O presidente brasileiro Collor de Mello é acusado de vinte delitos graves.

1996: – Carta aberta da TFP chilena ao presidente Frei sobre a visita de Fidel Castro ao país durante a VI Cúpula Iberoamericana: “La presencia de Castro, un vejamen para Chile”.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here