10 de abril

1864: – O Arquiduque Maximiliano de Habsburgo é coroado Imperador do México. Seu império será breve e agitado devido aos choques entre a guerrilha republicana e os exércitos imperiais de mexicanos e franceses. Em 19 de junho de 1867 será fuzilado, pondo fim ao Segundo Império Mexicano.

1905: – Na cidade de Pequim Fu-zhu-li é estraçalhado com a “morte por mil cortes”, por ter matado um príncipe. Doze fotografias desta execução recorrerão o mundo em cartões postais.

Titanic zarpou carregado do desdém cientificista, porém, soçobrou vítima desse mesmo estado de espírito.

1912: – O transatlântico Titanic sai do porto de Southampton, no Reino Unido com destino a Nova York. Na noite do dia 14 ele se chocará com um iceberg no Atlântico Norte. Por desgraça, julgando seus construtores que seu navio era indestrutível, ele não estava preparado para esta emergência, não contando portanto com salva-vidas suficientes para os passageiros. Duas horas mais tarde, ele afundará deixando um trágico balanço de 1513 pessoas mortas e 705 sobreviventes.

1919: – No México, é assassinado Emiliano Zapata, um dos líderes da Revolução Mexicana.

1932: – Na Alemanha, o presidente Paul Von Hindenburg é reeleito, derrotando por ampla maioria a Adolfo Hitler nas segundas eleições presidenciais alemãs.

1938: – Na Áustria tem lugar um plebiscito controlado pelos alemães depois da invasão de Hitler no dia 12 de março, no qual 99,7% dos austríacos maiores de 20 anos aprovam a Anschluss (“união”, em alemão) para a unificação política da Áustria com a Alemanha.

1972: – Os Estados Unidos, a URSS e mais 68 nações assinam o acordo para a supressão das armas biológicas.

2001: – A Holanda é o primeiro país do mundo a legalizar a eutanásia.

2010: – Um avião russo Tupolev se estatela durante tentativa de aterrissagem na base aérea de Smolensk, falecendo todos seus ocupantes, inclusive o presidente polonês Lech Kaczynski e a cúpula militar do exército polonês.

– O vulcão islandês Eyjafjallajokull ejeta formidáveis nuvens de cinzas e gera caos nos transportes aéreos mundiais.

2011: – 2.5 bilhões de pessoas assistem ao casamento do príncipe William na abadia de Westminster.

2013: – No Uruguai é aprovado o “casamento” entre pessoas do mesmo sexo.

Deixe um comentário!