10 de maio

Detalhe do Arco de Tito, no Fórum Romano, mostrando as tropas romanas levando os espólios de Jerusalém para Roma.

70: – Durante o sítio da cidade de Jerusalém, o general Tito, filho do imperador Vespasiano, inicia um ataque completo contra a terceira muralha do noroeste.

1713: – Na Espanha, publicação da Lei Sálica, que estabelece que as mulheres só poderão herdar o trono se não houver herdeiros varões na linha principal.

1773: – Em Londres, o Parlamento da Grã Bretanha decreta o Tea Act, monopólio de todo o chá norte-americano, destinado a salvar a empresa British East India Company.

1774: – Em Versalhes, com a morte de seu avô Luís XV, sobe ao trono Luís XIV.

1794: – Na voragem igualitária e contrária a toda superioridade dos revolucionários durante a satânica Revolução Francesa, é guilhotinada a irmã do rei Luís XVI, Elizabete Felipa Maria Elena, Madame Elizabete.

1847: – Nos Estados Unidos, R.W. Thompson patenteia os pneus de borracha.

1873: – O heróico Padre Damião viaja para a ilha de Molokai, onde estão confinados todos os enfermos de lepra do Haiti. Lá ele permanecerá até sua morte, contraindo a moléstia, merecendo depois a honra dos altares.

1933: – O Paraguai declara guerra à Bolívia. A Guerra do Chaco será o conflito bélico mais sangrento do século XX na América do Sul, com 100 mil mortos entre ambos lados.

– No mesmo dia e ano, as forças militarizadas do partido nazista de Hitler, as AS, queimam, em toda a Alemanha, 20 mil livros de autores que figuravam em sua lista negra, inclusive Shakespeare.

1940: – Na II Guerra Mundial, as forças nazistas invadem a França, Holanda e Luxemburgo. Demite-se o primeiro-ministro britânico, Neville Chamberlain, e é substituído por Winston Churchill.

1941: – Rudolf Hess, lugar tenente de Hitler, voa para a Escócia numa tentativa de negociar paz com o Reino Unido durante a II Guerra Mundial. Feito prisioneiro e convicto de crimes contra a paz, foi condenado à prisão perpétua. Suicidou-se na prisão em 1987, aos 93 anos de idade.

1945: – Em Washington, o presidente Roosevelt seleciona as cidades japonesas de Hiroshima, Nagasaki, Nigata e Kikura como polígono nuclear.

1960: – O submarino atômico Tritão realiza a primeira circunavegação do globo sob a água.

1966: – O Estado de Massachusetts, nos Estados Unidos, levanta, depois de 87 anos, a proibição de difundir meios preventivos da gravidez, e material informativo para o controle da natalidade.

1968: – Durante a Revolução de Maio, revolucionários da Sorbonne erigem barricadas em Paris.

1974: – Carta da TFP uruguaia ao Presidente Bordaberry afirma que ele pretende fazer a reconciliação com os comunistas silenciando a TFP.

1981: – Na França, o socialista François Mitterrand é eleito presidente pela primeira vez.

2000: – Nos Estados Unidos, Roberto Hanssen, ex-agente do FBI que espiou, durante vinte anos, para os soviéticos, é condenado à cadeia perpétua.

Deixe um comentário!