11 DE FEVEREIRO
1858: – Em Lurdes, ocorre a primeira aparição da Virgem a Santa Bernardete Soubirous.
1906: – O papa São Pio X publica a encíclica Vehementer Nos, dirigida ao clero e ao povo francês, na qual denuncia com veemência a lei francesa de separação da Igreja e do Estado, e a unilateral anulação da Concordata de 1801 entre Napoleão e Pio VII. “Vehementer nos”, significa “Somos plenos de dolorosa inquietude…”, tirada das duas primeiras palavras em latim que iniciam o documento.
1917: – Falece Oswaldo Cruz, médico e sanitarista brasileiro, figura das mais importantes da saúde pública no país.
1922: – Começa no Brasil a Semana de Arte Moderna, marco inaugural do modernismo em nossa pátria.
1929: – Assinatura dos Pactos de Latrão entre a Santa Sé e o governo italiano, pelos quais se criava a Cidade do Vaticano. A Igreja fica privada de seus seculares Estados Pontifícios.
1945: – Término da Conferência de Yalta no fim da II Guerra Mundial, na qual Roosevelt, Churchill e Stalin concordaram na divisão de poder no mundo.

ANSA/ ALESSANDRO DI MEO
1976: – O Comitê permanente do episcopado chileno, alinhando-se com a esquerda, condena o livro “A Igreja do silêncio no Chile” e os seus autores.
1991: – A Islândia torna-se o único país a aceitar a independência da Lituânia. Nesse mesmo dia, em São Paulo, a TFP organiza uma passeata contra o massacre de populares pelo Exército Vermelho na capital daquele país.
2013: – O papa Bento XVI anuncia que renunciará às suas funções no dia 28 do mesmo mês, por razões de saúde. Espalha-se pelo mundo uma impressionante foto de um raio sobre a cúpula da basílica de São Pedro.