Efemérides – 11/05

0

868: – Na China,  Wang Jie imprime o Sutra do Diamante, texto budista traduzido do sânscrito. É considerado o primeiro livro impresso que chegou à atualidade. Foi achado nos princípios do século XX em uma cova.

Num processo iníquo, 54 templários são queimados acusados de heresia.

1310: – Num processo iníquo, 54 templários são queimados acusados de heresia.

1924: – Cria-se na Alemanha a Mercedes-Benz, formada pela fusão da Gottilieb Daimier e Karl Benz.

1931: – Na Segunda República espanhola, começa-se a queima de igrejas e conventos.

1935: – Morre o arqueólogo americano Edward Herbert Thompson, que dedicou 40 anos na investigação dos sacrifícios humanos aos deuses da cultura indígena maia.

1943: – Na II Guerra Mundial, as tropas norte-americanas obtêm a primeira vitória sobre os japoneses, conquistando Attu, nas Ilhas Aleutas.

1946: – Nasce Robert K. Jarvik, inventor do coração artificial elaborado com base em plástico e alumínio, artefato considerado um dos primeiros intentos de transplante mais importantes feitos desde 1982.

1960: – Sai à venda nos Estados Unidos a primeira pílula anticonceptiva.

– Na cidade de Bancalari, na Grande Buenos Aires, agentes do serviço secreto israelense Mosad, seqüestram o nazista Adolfo Eichmann, que vivia incógnito com o nome de Roberto Klement, e que foi responsável pela deportação de milhares de judeus para campos de extermínio. Será levado a Israel e executado.

1974: – Morre na Argentina o Pe Carlos Mugica, líder dos Sacerdotes do Terceiro Mundo.

1985: – Protestos blasfemos em série na Holanda, durante visita de João Paulo II.

1995: – Na cidade de Nova York, mais de 170 países decidem estender o Tratado de Não Proliferação Nuclear de forma indefinida e sem condições.

1997: – O super computador IBM Deep Blue ganha uma partida de xadrez do campeão mundial dessa modalidade, o  arzebaiano Gary Kasparov, suscitando uma polêmica ao não ficar claro se o melhor jogador do mundo era ou não uma máquina.

1998: – A Índia inicia uma série de explosões atômicas, ameaçando o vizinho Paquistão.

2007: – Em São Paulo, o Papa Bento XVI canoniza o beato Antônio de Sant´Anna Galvão, o primeiro santo nascido no Brasil.

Deixe uma resposta