11 DE JUNHO

1899: – O papa Leão XIII dedica toda humanidade ao Sagrado Coração de Jesus.

1509: – Celebra-se na Inglaterra o casamento de Henrique VIII e Catarina de Aragão. Por alegar que esse casamento foi inválido, esse rei dela se divorciará, e levará ao cisma toda a nação inglesa.

1899: – O papa Leão XIII dedica toda humanidade ao Sagrado Coração de Jesus.

1943: – Na II Guerra Mundial, Heinrich Himmler, responsável máximo das SS de Hitler, ordena a liquidação dos guetos na Polônia ocupada.

1982: – Durante a Guerra das Malvinas, João Paulo II visita a Argentina.

Enrico Berlinguer

1984: – Morre em Pádua, na Itália, Enrico Berlinguer, líder do Partido Comunista Italiano desde 1972, e figura chave do euro-comunismo e do “compromesso storico”. Plinio Corrêa de Oliveira combateu a falsa independência dos diversos partido comunistas do mundo inteiro em relação a Moscou, disso temos um exemplo, no artigo escrito para a Folha de S. Paulo, Briguinha, requinte do “bluff”, no qual questiona: “Em termos diretos e sem os rodeios com que o velam certos noticiários, tal problema assim se enuncia: qual o grau de independência do PCI em face do PC russo?

Esta questão implica em outra, de âmbito mais vasto: qual é, hoje em dia, o grau de independência dos partidos comunistas do mundo inteiro, em relação à Rússia? Ou seja, a Rússia continua ou não a chefiar a revolução comunista mundial?

 

Deixe um comentário!