11 DE DEZEMBRO

1475: Nasce em Florença Giovanni di Lorenzo de Medici (m. 1521), que se torna o Papa Leão X, o último não sacerdote a ser eleito para o cargo. Ficou conhecido principalmente por ter em seu pontificado se iniciado a pseudo-Reforma protestante, com Martinho Lutero.

1483: Nascimento do heresiarca Martinho Lutero. “Melhor lhe seria que nunca tivesse nascido” (Mc 14, 21).

1792: É iniciado, em Paris, durante a diabólica Revolução francesa, o julgamento do rei deposto, Luís XVI, que será condenado “por traição” e guilhotinado.

1826: Falece, no Rio de Janeiro, a imperatriz consorte do Brasil, Maria Leopoldina da Áustria (nasceu em 1797) aos 29 anos de idade. Durante oito dias, em 1826, foi também rainha consorte de Portugal.

1930: Missa de Formatura de Plínio Corrêa de Oliveira, no pátio da Faculdade de Direito de São Paulo.

1941: II Guerra Mundial: Os Estados Unidos declaram guerra à Alemanha nazista e à Itália. “Nunca houve desafio maior à vida, à liberdade e à civilização”, disse Frank D. Roosevelt, presidente americano.

1961: Chegam ao Vietnã do Sul forças heli-transportadas norte-americanas. Constituem o primeiro apoio militar direto de Washington ao país.

1974: O Parlamento britânico rejeita a proposta de reintrodução da pena de morte para crimes de terrorismo.

1981: O jornal L’Humanité, órgão do Partido Comunista Francês ataca a campanha mundial de difusão da Mensagem contra o socialismo auto-gestionário de Mitterand. “Absolutamente não há pânico”, declara significativamente a respeito do mesmo porta-voz do Elysée à International Herald Tribune.

1983: O papa João Paulo II participa da comemoração do nascimento de Lutero, num templo luterano de Roma.

1990: Delegação inter-TFPs entrega no Kremlin, os microfilmes do abaixo assinado de todas as TFPs pedindo a liberdade da Lituânia.

23 de dezembro de 2014. Muçulmanos festejam época natalina com os Europeus! Atentado em Dijon, França. . Consequência da política de livre circulação de pessoas que estabeleceu a liberdade de circulação e de residência das pessoas na UE que constitui a pedra angular da cidadania da União, estabelecida pelo Tratado de Maastricht em 1992. A supressão gradual das fronteiras internas nos termos dos acordos de Schengen foi seguida da adoção da Diretiva 2004/38/CE relativa ao direito de os cidadãos da UE e os membros das suas famílias poderem circular e residir livremente na UE.

1991: Os países da Comissão Econômica Européia, exceto o Reino Unido, aprovam os textos para a união em matéria de política social, no final da cúpula de Maastricht.

1993: Eduardo Frei (f.) vence as eleições presidenciais no Chile.

2001: A China comunista adere à Organização Mundial de Comércio.