11 DE NOVEMBRO

1417: – O Concílio de Constança elege Martinho V papa, encerrando o Grande Cisma do Ocidente.

1918: – Grande Guerra 1914-18. É assinado o armistício. O cessar-fogo entra em vigor à 11ª hora do 11º dia do 11º mês. O armistício felizmente põe fim à I Guerra Mundial, e infelizmente às grandes monarquias continentais européias.

1919: – Invenção do “minuto de silêncio”, por ocasião do armistício no ano anterior.

O trono do monarca britânico na Câmara dos Lordes.
O governo de Blair (1997), Partido Trabalhista, introduziu uma legislação para remover todos os direitos hereditários da câmara alta como a primeira etapa da reforma.

1972: – Os Estados Unidos transferem a posse da base de Longo Binh para as forças sul-vietnamitas. O ato simboliza o fim da intervenção norte-americana na guerra do Vietnã.

1975: – Agostinho Neto proclama, em Luanda, a independência e a formação da República Popular de Angola. Em Nova Lisboa, os movimentos guerrilheiros UNITA e FNLA proclamam a República Democrática de Angola, de orientação esquerdista. Começa a Guerra Civil no novo país.

1982: – O Columbia é o primeiro satélite comercial a ser posto em órbita.

– Morre Leonid Breznev, chefe supremo da URSS.

1997: – A UNESCO interdita a clonagem humana, estabelecendo critérios éticos para a investigação sobre o genoma humano e suas aplicações.

1999: – a rainha Elisabeth II assina lei abolindo a Câmara dos Lordes, encerrando-se o último ciclo parlamentar dos mesmos.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor insira seu nome