12 de abril

352: – Morre em Roma o papa Júlio I, considerado o fundador do Arquivo da Santa Sé ao ordenar a conservação de todos os documentos em poder do Vaticano.

1204: – Constantinopla é conquistada durante a Quarta Cruzada.

1861: – Com o assalto confederado ao Forte Sumter, em Charleston, na Carolina do Sul, tem início a Guerra de Secessão nos Estados Unidos.

1862: – Napoleão III declara guerra ao dirigente mexicano Juarez.

1945: – Quase no fim da II Guerra Mundial, os americanos tomam a cidade de Nuremberg, na Alemanha.

1947: – A explosão de dois navios de transporte de pesticidas e fertilizantes, na Baía de Galvestone, Texas City, causa um incêndio de dois dias, que se alastra à cidade, provocando mais de 500 mortos e 2000 desaparecidos.

1954: – Bill Haley e seus Cometas gravam na Decca Records o Rock Around the Clock, uma das músicas mais importantes na história do rock and roll, apesar de inicialmente ter um êxito comercial muito moderado.

1961: – Yuri Gagarin, cosmonauta soviético, faz a primeira viagem pelo espaço, com efeito propagandístico pró-comunista.

1972: – Manifestação de mais de 200 mil pessoas em Santiago do Chile contra o governo do comunista Salvador Allende.

1980: – O Irã anuncia a formação do Exército Revolucionário Islâmico, e apela a uma guerra santa, com o objetivo de derrubar o governo do Iraque.

1982: – Durante a Guerra das Malvinas, o Reino Unido começa a reocupação das Ilhas que tinha em seu poder desde 1832, e que a Argentina invadiu dez dias antes.

1984: – Mais de um milhão de brasileiros, numa das maiores manifestações políticas no país, exige, em São Paulo, eleições “Diretas, já!”

1994: – O Prof. Plinio Corrêa de Oliveira fala ao Correio Braziliense sobre escritores que negam dogmas da Igreja. A matéria foi publicada de forma tendenciosa e parcial pelo jornal.

O Santo Sudário resgatado do pavoroso incêndio

1997: – É salvo miraculosamente de um incêndio o Santo Sudário de Turim.

2003: – A Polônia, Hungria, República Checa, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Letônia, Lituânia, Malta e Chipre assinam, em Atenas, os Tratados de Adesão à União Européia, que se tornará efetiva a 1º. de maio de 2004.

2004: – Encerra suas atividades o jornal Gazeta Mercantil, de S. Paulo, o mais antigo diário de economia do Brasil, criado em 1920.

2008: – O matemático e meteorologista norte-americano Edward Lorenz, “pai” da Teoria do Caos, morre aos 90 anos, na sua casa em Cambridge, no Estado de Massachusetts.

2015: – Cerca de um milhão de brasileiros manifestam espontaneamente contra o PT.