Efemérides – 12/05

0

1551: – Por cédula expedida por Carlos V, é fundada em Lima, no Peru, a Real y Pontifícia Universidade de São Marcos, primeira universidade das Américas.

1884: – O imperador Maximiliano entra na capital do México para iniciar seu reinado.

1925: – Ratificação da Constituição da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.

A URSS levanta o Muro de Berlim, em 1948

1937: – Coroação de Jorge VI como rei da Inglaterra. O desfile para a coroação foi televisionado na primeira transmissão feita fora dos estúdios.

1949: – A URSS levanta o bloqueio de Berlim ocidental.

1974: – O Prof. Plinio Corrêa de Oliveira escreve na Folha de São Paulo o artigo: “Mais um Cardeal em resistência”, sobre declarações do Cardeal de Nanquim contra política de aproximação do Vaticano com os comunistas.

1982: – Tentativa frustrada de ataque a João Paulo II nas cerimônias de Fátima, pelo sacerdote espanhol desequilibrado, Juan Fernandez Krohn.

1986: – Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde e S. Tomé e Príncipe assinam, na Academia Brasileira de Letras no Rio de Janeiro, o protocolo de Unificação Ortográfica da Língua Portuguesa.

1987: – Primeiro transplante múltiplo, em Baltimore, nos Estados Unidos: o coração de um homem vivo de 28 anos é enxertado em outro enfermo cardíaco, e o doador recebe o pulmão e o coração de uma vítima de acidente de tráfico.

1990: – No México, nas lombadas de Bracho, cerca da cidade de Zacatecas, o papa João Paulo II realiza uma Missa multitudinária.

– Os presidentes da Letônia, Lituânia e Estônia restabelecem, em Tallin, o Conselho do Báltico, e estabelecem uma política de independência da URSS.

2002: – O ex-presidente Carter inicia viagem à Cuba comunista, que se tornou propagandística do tirano Fidel Castro.

2004: – Representantes de comunidades indígenas da América Latina pediram, no Foro Permanente para Questões Indígenas, novos métodos para medir a pobreza e o desenvolvimento sustentável.

2006: – Inicia-se a onda de violência no Estado de São Paulo, organizada pela facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC): pânico, guerrilha urbana, mais de 100 mortos num fim de semana.

2007: – Morre Dong Guangqing, 90 anos, primeiro bispo nomeado pelo governo chinês sem o reconhecimento do Vaticano.

2009: – O papa Bento XVI, na primeira Missa papal oficiada em Jerusalém, ao livre, pede a reconciliação e a paz.

2014: – Em Nova York, a irlandesa Mairead Maguire e o argentino Adolfo Pérez Esquivel – ambos prêmios Nobel da Paz – solicitam à organização americana de direitos humanos, Human Rights Watch, que expulse de sua direção todas as pessoas ligadas ao Governo dos Estados Unidos, à CIA, e Javier Solana, ex-secretário geral da NATO.

– A propalada “Missa negra” na Universidade de Harvard acaba sendo suspensa pela reação católica. Início do culto público ao demônio.

Deixe uma resposta