Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Efemérides – 12/05


George VI e a Família Real, durante sua coroação como Rei da Inglaterra, em 1937.

1551: – Por cédula expedida por Carlos V, é fundada em Lima, no Peru, a Real y Pontifícia Universidade de São Marcos, primeira universidade das Américas.

1884: – O imperador Maximiliano entra na capital do México para iniciar seu reinado.

1925: – Ratificação da Constituição da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.

George Vi e sua esposa, em trajes de coroação. 1937.

1937: – Coroação de George VI como rei da Inglaterra. O desfile para a coroação foi televisionado na primeira transmissão feita fora dos estúdios.

1949: – A URSS levanta o bloqueio de Berlim ocidental.

1974: – O Prof. Plinio Corrêa de Oliveira escreve na Folha de São Paulo o artigo: “Mais um Cardeal em resistência”, sobre declarações do Cardeal de Nanquim contra política de aproximação do Vaticano com os comunistas.

1982: – Tentativa frustrada de ataque a João Paulo II nas cerimônias de Fátima, pelo sacerdote espanhol desequilibrado, Juan Fernandez Krohn.

1986: – Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde e S. Tomé e Príncipe assinam, na Academia Brasileira de Letras no Rio de Janeiro, o protocolo de Unificação Ortográfica da Língua Portuguesa.

1987: – Primeiro transplante múltiplo, em Baltimore, nos Estados Unidos: o coração de um homem vivo de 28 anos é enxertado em outro enfermo cardíaco, e o doador recebe o pulmão e o coração de uma vítima de acidente de tráfico.

1990: – No México, nas lombadas de Bracho cerca da cidade de Zacatecas, o papa João Paulo II realiza uma Missa multitudinária.

– Os presidentes da Letônia, Lituânia e Estônia restabelecem, em Tallin, o Conselho do Báltico, e estabelecem uma política de independência da URSS.

2002: – O ex-presidente Carter inicia viagem à Cuba comunista, que se tornou propagandística do tirano Fidel Castro.

2004: – Representantes de comunidades indígenas da América Latina pediram, no Foro Permanente para Questões Indígenas, novos métodos para medir a pobreza e o desenvolvimento sustentável.

2006: – Inicia-se a onda de violência no Estado de São Paulo, organizada pela facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC): pânico, guerrilha urbana, mais de 100 mortos num fim de semana.

2007: – Morre Dong Guangqing, 90 anos, primeiro bispo nomeado pelo governo chinês sem o reconhecimento do Vaticano.

2009: – O papa Bento XVI, na primeira Missa papal oficiada em Jerusalém, ao livre, pede a reconciliação e a paz.

2014: – Em Nova York, a irlandesa Mairead Maguire e o argentino Adolfo Pérez Esquivel – ambos prêmios Nobel da Paz – solicitam à organização americana de direitos humanos, Human Rights Watch, que expulse de sua direção todas as pessoas ligadas ao Governo dos Estados Unidos, à CIA, e Javier Solana, ex-secretário geral da NATO.

– A propalada “Missa negra” na Universidade de Harvard acaba sendo suspensa pela reação católica. Início do culto público ao demônio.

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2536 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados