12 DE NOVEMBRO

1890: – com um toast em Alger, capital da Argélia francesa, o Cardeal Lavigerie, primado da África, dá um brinde à República. O que é interpretado como início da política do Ralliement, na França. (Este designa a atitude de parte dos católicos franceses que, seguindo os conselhos do papa Leão XIII e de sua encíclica Inter Sollicitudines, aderem à República depois do dia 20 de fevereiro de 1892).

1918: – É proclamada, em Viena, a República Austríaca acabando com o Império dos Habsburgos.

1927: – Leon Trotski é expulso do Partido Comunista da União Soviética, e Estalim concentra o poder.

1954: – Encerram as instalações de Ellis Island, em Nova Iorque, posto de entrada de mais de 20 milhões de imigrantes nos Estados Unidos, desde a sua abertura em 1892.

1956: – O dirigente húngaro pro-soviético Janos Kadar recusa a entrada no país a observadores da ONU.

1976: – O Prof. Plínio Corrêa de Oliveira publica na Folha de São Paulo o artigo: “Peregrinando dentro de um olhar”, comentando as variações de fisionomia observadas por ele durante da visita da Imagem Peregrina de Fátima que vertera lágrimas em Nova Orleans à sede do Conselho Nacional da TFP.

1982: – O antigo chefe do KGB, Yuri Andropov, sucede a Leonid Brejnev na liderança da URSS.

1989: – Morre, em Madrid, Dolores Ibarruri, La Pasionaria, 93 anos, presidente histórica do Partido Comunista Espanhol e inimiga acérrima da Igreja Católica. Cometeu muitas atrocidades durante a Guerra Civil Espanhola.

1996: – A Assembléia geral da ONU condena o embargo unilateral dos Estados Unidos a Cuba.

2005: – Começa o Fórum do Futuro, em Manama, Bahrein, com a secretária de Estado dos Estados Unidos Condoleezza Rice, para discussão do projeto norte-americano de democratização do mundo árabe.

2007: – Li Weihong, de 39 anos, um dos mais antigos presos políticos chineses, é libertado depois de ter cumprido pena durante 18 anos pela participação nas manifestações a favor da democracia em Tiananmen em 1989.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor insira seu nome