Início Artigos Efemérides Efemérides – 13/03

Efemérides – 13/03

Fatos relevantes da História à luz da luta Contra-Revolucionária

13 DE MARÇO

1823: – Batalha do Jenipapo, a única batalha sangrenta pela Independência do Brasil. D. João VI, ao reconhecer nossa independência ocorrida em 1822 desejava, no entanto, preservar o norte do país como colônia portuguesa. Um grupo de brasileiros entre piauienses, maranhenses e cearenses, partidários da independência, enfrentaram as tropas portuguesas do Major João José da Cunha Fidiê, que teve um êxito momentâneo. Mas, cercados pelos brasileiros em Caxias, no Maranhão, teve que render-se. Assim essa parte do Brasil pôde gozar da independência proclamada por D. Pedro I no sul do país.

1933: – Joseph Goebbels é nomeado para o recém-criado Ministério da Propaganda do III Reich. A partir daí, fez com que todo espaço que circundava os cidadãos, fosse preenchido pelas mensagens, slogans e símbolos do partido nazista de Adolf Hitler.

1964: – Realiza-se na Central do Brasil, no Rio de Janeiro, o Comício das Reformas de Base, com a presença e discursos do então presidente João Goulart, Leonel Brizola, Miguel Arraes e Luís Carlos Prestes. O ato é considerado uma provocação de cunho comunista, e cria clima para a tomada de poder pelos militares.

1976: – A TFP-Covadonga protesta contra a pretensão do Congresso islamo-cristão de Trípoli da entrega da catedral de Córdoba aos muçulmanos.

1978: – O primeiro-ministro italiano Giulio Andreotti e o seu governo democrata-cristão tomam posse, sendo esse o primeiro gabinete italiano, em 31 anos, a ter o apoio do Partido Comunista.

13/03/2016 manifestação pelo impeachment Av. Paulista, SP.

2007: -O Papa Bento XVI divulga o “Sacrametum Caritatis” (O Sacramento da Caridade), segundo texto mais importante do seu pontificado, em que defende a manutenção do celibato dos padres e a utilização do latim e do canto gregoriano na Missa, designadamente em celebrações internacionais.

2013: – O cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio é eleito papa, e adota o nome de Francisco. É o 266º. Papa da Igreja Católica, o primeiro Sumo Pontífice não europeu, e o primeiro jesuíta.

2016: – Manifestações em 262 cidades do Brasil reúnem 3,4 milhões de pessoas contra o PT, Lula, Dilma, etc., no maior protesto da história nacional.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here