14 DE MARÇO

1519: – Hernán Cortés desembarca nas costas do golfo do México com 700 homens para empreender a extraordinária conquista do país.

1900: – O Congresso dos Estados Unidos aprova a adopção do padrão-ouro, assinalando a vitória dos interesses bancários sobre os dos agricultores e de outros defensores do “dinheiro barato”.

1917: – O “moderado” Kerensky sobe ao poder na Rússia.

Imperatriz Consorte da Áustria
Rainha da Hungria, Croácia e Boêmia

1937: – O Papa Pio XI condena o nazismo por meio de sua encíclica Mitbrennender Sorge.

1971: – O cônsul Aloysio Gomide, que fora seqüestrado pelos terroristas tupamaros no Uruguai, visita a Sede do Conselho Nacional da TFP.

1978: – Publicação do manifesto da TFP uruguaia contra uma reforma que permitiria o divórcio: “Si se cuida de reformar, refórmese com sabiduría y dignidad”.

1985: – O presidente eleito do Brasil, Tancredo Neves é internado num hospital de Brasília na véspera da sua posse, e se submete a uma operação abdominal. No seu lugar, assume a presidência o vice José Sarney. Tancredo morreria no dia 21 de abril desse mesmo ano.

1989: – Morre no exílio a ex- imperatriz do Império Austríaco, Zita.

1990: – O Partido Comunista soviético nomeia o seu líder, Mikhail Gorbatchov, candidato à Presidente, depois de o congresso dos deputados do povo ter decidido que a eleição seria feita pelo Parlamento, e não por sufrágio universal.

2004: – Na Rússia, Vladimir Putin, ex-oficial da KGB e presidente do país desde 1999, é reeleito para um segundo mandato como presidente, cargo que exercerá de forma autoritária.

Deixe um comentário!