14 de março

1519: – Hernán Cortés desembarca nas costas do golfo do México com 700 homens para empreender a extraordinária conquista do país.

1757: – O almirante britânico Byng é executado por negligência no cumprimento do dever, devido ao fato de ter perdido militarmente a Ilha Minorca.

1883: – Morre Karl Marx em Londres.

1900: – O Congresso dos Estados Unidos aprova a adopção do padrão-ouro, assinalando a vitória dos interesses bancários sobre os dos agricultores e de outros defensores do “dinheiro barato”.

1917: – O terceira-força Kerensky sobe ao poder na Rússia.

1937: – O Papa Pio XI condena o nazismo por meio de sua encíclica Mit brennender Sorge.

1964: – Um jurado de Dallas declara Jack Ruby culpado do assassinato de Lee H. Oswald, que por sua vez se crê que assassinou John F.Kennedy, e o condena à cadeira elétrica.

1971: – O cônsul Aloysio Gomide, que fora seqüestrado pelos terroristas tupamaros no Uruguai, visita a Sede do Conselho Nacional da TFP.

1976: – O presidente egípcio, Anwar Sadat, põe fim ao tratado de amizade e cooperação com a URSS, assinado em 1971.

1978: – Publicação do manifesto da TFP uruguaia contra uma reforma que permitiria o divórcio: “Si se cuida de reformar, refórmese con sabiduría y dignidad”.

Imperatriz Consorte da Áustria
Rainha da Hungria, Croácia e Boêmia Zita de Bourbon-Parma

1985: – O presidente eleito do Brasil, Tancredo Neves, é internado, na véspera da sua posse, num hospital de Brasília, onde realiza uma operação abdominal. No seu lugar, assume a presidência o vice José Sarney. Tancredo morreria no dia 21 de Abril desse mesmo ano.

– A Folha de São Paulo publica espalhafatoso relato de dois egressos da TFP contra a entidade, que dá lugar a um verdadeiro estrondo publicitário.

1989: – Morre no exílio a ex- imperatriz do Império Austríaco, Zita.

1990: – O Partido Comunista soviético (PCUS) nomeia o seu líder, Mikhail Gorbatchov, candidato à presidente, depois de o congresso dos deputados do povo ter decidido que a eleição será feita pelo Parlamento e não por sufrágio universal.

2004: – Na Rússia, Vladimir Putin, ex-oficial da KGB e presidente do país desde 1999, é reeleito para um segundo mandato como presidente, cargo que exercerá de forma autoritária.

2008: – Um vasto estudo do Pentágono, publicado discretamente, confirma a ausência de ligações diretas entre o antigo presidente iraquiano Saddam Hussein e a Al-Qaeda, que a administração do presidente norte-americano George W. Bush evocou para justificar a invasão do Iraque.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here