14 de abril

1126: – Nasce em Córdoba o que será o filósofo, matemático, astrônomo e médico, Averroes, um dos mais importantes filósofos árabes e que mais influência terá na filosofia cristã. Traduzirá e divulgará as obras de Aristóteles, comentando algumas delas e as de Platão. Santo Tomás de Aquino opôs-se no entanto ao seu naturalismo exclusivamente racional.

“a chegada do rei Luís XVIII da frança em calais”. Edward Bird

1814: – Luís XVIII desembarca em Calais para tomar posse do trono da França depois do desterro de Napoleão à ilha de Elba.

1864: – O Arquiduque Maximiliano d’Àustria parte para o México para cumprir o projeto de Napoleão III de estabelecer o Império Mexicano.

1865: – Nos Estados Unidos, Abraham Lincoln é assassinado no teatro Ford, de Washington, pelo fanático sulista John Wilkes Booth que grita: “Sic semper tyrannis” (Assim sempre os tiranos). O assassino e seus três cúmplices, depois de julgados, morrerão na forca.

1890: – Nasce a União Panamericana, na Conferência Internacional Americana celebrada em Washington, na qual se estabelece esse dia como o “Dia das Américas”. O objetivo da festa é exaltar os ideais e relações de irmandade que devem existir entre todos os povos da América. Atualmente chama-se Organização dos Estados Americanos, OEA.

1912: – Afunda o transatlântico Titanic na madrugada deste dia. Morrem 1517 pessoas das 2223 que viajavam a bordo.

1934: – O rei Alfonso XIII abandona a Espanha, e é proclamada a II República.

1939: – O presidente americano Roosevelt envia carta a Hitler e a Mussolini, oferecendo e pedindo 10 anos de paz na Europa e Oriente Médio.

1974: – O Prof. Plinio Corrêa de Oliveira recebe a comenda da Grão-Cruz da Ordem da Polônia Restituta, em solenidade no Othon Palace Hotel.

1976: – A TFP chilena responde ao Núncio: “Respeto, firmeza, pedido de esclarecimiento”.

1995: – O papa João Paulo II carrega a Cruz com pastora e pope ortodoxo, no Via Crucis de Semana Santa.

2015: – Em Washington, o Conselho de Segurança Nacional informa a decisão do presidente Barack Obama de retirar Cuba da lista dos Estados patrocinadores do terrorismo.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here