15 DE JANEIRO

1535: – Henrique VIII se auto-atribui o título de Chefe Supremo da Igreja da Inglaterra, consolidando assim o cisma com Roma.

1929: – Os Estados Unidos ratificam o acordo de paz Kellog-Briand, que estabelece as fronteiras europeias depois da Grande Guerra de 1914-18.

1936: – Na Espanha, firma-se o pacto eleitoral da Frente Popular, pelo qual os republicanos, socialistas e comunistas se unem em partido único, que vencerá as eleições desse ano, o que provocará uma guerra civil.

Um cessar fogo que representa a disposição de capitular frente ao avanço do comunismo. LEOMINSTER ENTERPRISE, Massachusetts, 24 de janeiro de 1973
Este jornal tem uma manchete na primeira página: “NIXON ANUNCIA CESSAR-FOGO” com subtítulos e uma foto de três colunas de Richard Nixon. Um cessar fogo nunca foi feito inteiramente.

1973: – O presidente dos Estados Unidos Richard Nixon põe fim à ofensiva norte-americana no Vietnã. O acordo de cessar-fogo será assinado a 23 de Janeiro.

– Paulo VI assegura à primeira-ministra israelita Golda Meir que o Vaticano é a favor da internacionalização da cidade de Jerusalém.

1974: – O general Ernesto Geisel é eleito, de modo indireto, presidente do Brasil.

1985: – O candidato da oposição no Brasil, Tancredo Neves, é eleito primeiro presidente civil do país em 21 anos. Ele não chegará a governar.

2005: – A socialista Michelle Bachelet vence eleições presidenciais chilenas.

Deixe um comentário!