15 de abril

1516: – A rainha de Portugal, Isabel de Aragão, esposa de Dom Diniz, é beatificada pelo papa Leão X.

1450: – Na França, trava-se a Batalha de Formigny, na qual os franceses dizimam os ingleses, terminando assim o domínio britânico do norte da França e a Guerra dos Cem Anos.

1581: – O monarca espanhol Felipe II converte-se no rei de Portugal ao ser reconhecido como tal pelas Cortes de Tomar.

1755: – Em Londres é publicado o influente dicionário A Dictionary of the English Language, de Samuel Johnson, o primeiro nessa língua.

1829: – Em Londres, é apresentado à Câmara o projeto da criação da Scotland Yard.

1865: – Nos Estados Unidos, falece o presidente Abraão Lincoln depois de ter sido vítima de um disparo na noite anterior.

1892: – Funda-se a empresa General Eletric, nos Estados Unidos.

1906: – Inicia-se no Rio de Janeiro o primeiro Congresso Operário Brasileiro.

1948: – No Brasil, num atentado a bomba perpetrado pelo Partido Comunista contra o Ministro da Guerra – que saiu ileso – 34 pessoas morreram e mais de cem ficaram feridas.

1955: – Em Des Plaines, nos Illinois, inaugura-se o primeiro restaurante McDonald’s.

1959: – O ditador comunista cubano Fidel Castro visita os Estados Unidos.

1964: – O marechal Castelo Branco toma posse como presidente do Brasil, no contexto do golpe militar de 31 de março que derrubara João Goulart.

1969: – Manifesto da TFP chilena “Dictadura demócrata cristiana a través de la reforma agraria”.

1979: – O jornal O Globo entrevista o Prof. Plinio. O texto é difundido com o título “A TFP pede: arejamento, voz e vez”.

1980: – Em Paris, falece o filósofo existencialista Jean-Paul Sartre, figura de destaque na revolução estudantil de maio de 68.

Crânios expostos após a descoberta de uma vala comum ao sul de Phnom Penh. O número de mortos sob o Khmer Vermelho (Partido Comunista) é estimado em 1,7 milhões de pessoas.

1989: – Incidentes no decurso de um jogo de futebol no estádio britânico de Hillsborough, Sheffield, provocam a morte a 95 pessoas.

1992: – Carlo de Benedetti, homem forte da Olivetti, é condenado a seis anos e quatro meses de prisão por responsabilidade na falência do Banco Ambrosiano, em Itália.

1998: – Morre Pol-Pot, líder anarco-comunista da Revolução Cultural genocida do Cambodge

2008: – O Papa Bento XVI, na sua primeira viagem aos Estados Unidos, afirma sentir “profunda vergonha” pelo escândalo de abuso sexual de menores envolvendo padres católicos norte-americanos, e promete tudo fazer para que pedófilos não possam tornar-se padres.