15 de maio

1536: – Em Londres, a rainha Ana Bolena comparece em juízo acusada de traição, adultério e incesto. Foi condenada à morte por um jurado especialmente selecionado pelo rei, o lúbrico Henrique VIII.

1718: – James Puckle, advogado londrino, patenteia a primeira metralhadora.

1847: – Morre na Itália o político irlandês Daniel O’Connel, líder católico conhecido como “O Libertador”, porque toda sua vida foi, por meios pacíficos, lutar pela independência de seu país, o que nunca conseguiu. Nasceu em 1775.

1891: – Promulgada a encíclica Rerum Novarum, por Leão XIII, que expõe a doutrina social da Igreja, assinalando que o capital só pode legitimar-se se se põe ao serviço das necessidades da comunidade. Também afirma que o Estado deve intervir para proteger os grupos sociais menos favorecidos, e anima tenazmente aos operários a que se organizem em associações profissionais.

1946: – O Prof. Plinio Corrêa de Oliveira discursa em Piracicaba sobre: “Responsabilidade das CCMM para com a Pátria e a Igreja”.

1956: – Morre o pintor britânico Austin Osman Spare, que se destacou também como escritor e praticante de várias correntes ocultistas, entre elas a Zos Kia, que estava baseada na suposta magia do caos na magia sexual.

1986: – O Juiz Superior da 10ª Vara Penal inocenta a TFP venezuelana, e extingue o processo contra ela.

1988: – As tropas soviéticas iniciam sua retirada do Afeganistão depois de oito anos de ocupação.

Raúl Reyes sanguinário guerrilheiro das FARC’s abatido na Operação Fenix

1991: – Edith Cresson, do Partido Socialista Francês, converte-se na primeira mulher primeiro ministro da França. Em menos de um ano perderá o cargo devido ao aumento do desemprego e a perda de apoio de seu partido.

2004: – Arqueólogos egípcios identificam as ruínas da antiga Biblioteca de Alexandria, desaparecida há 16 séculos.

2006: – Terceiro dia de violência em São Paulo, Brasil. Ataques a autocarros e agências bancárias. Prosseguem motins em estabelecimentos prisionais. O balanço oficial eleva-se a 187 mortos, entre polícias, suspeitos e civis. O controlo das cadeias é retomado ao fim do dia.

2008: – A Interpol confirma a autenticidade dos fichários informáticos do computador capturado ao “número dois” das FARC, Raul Reyes que, segundo as autoridades colombianas, provam o apoio direto do presidente venezuelano à guerrilha, em dinheiro e armas

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here