15 DE AGOSTO

Hippie o novo tipo humano dos séculos futuros não distante dos índios ou bárbaros.

1823: – A província do Pará adere à independência do Brasil, um ano depois deste ter se tornado independente de Portugal.

1832: – O papa Gregório XVI condena a Maçonaria.

1906: – O papa São Pio X publica a encíclica Gravissimo officii, contra a Lei de Separação da Igreja e do Estado, promulgada na França.

1945: – Após de oito dias nos quais foram lançadas bombas atômicas no território japonês pelo exército americano, o Imperador Hirohito aceita as condições da Conferência de Postdam para a rendição do Japão, o que faz com que a II Guerra Mundial assim se encerre em todas as frentes de batalha.

1948: – A Coreia é dividida em Coreia do Norte, comunista, e a Coreia do Sul, aliada ao Ocidente, separadas pelo paralelo 38º N.

1950: – O papa Pio XII proclama o dogma da Assunção da Virgem aos Céus.

1969: – No povoado de Bethel, nos Estados Unidos, começa o festival de Woodstock, com uma afluência de mais de 400 mil jovens. Este durou três dias, e se converteu num festival da contra-cultura hippie do final da década de 1960 e começo de 1970.

1971: – Nos Estados Unidos, o presidente Richard Nixon acaba com o padrão ouro, ao anunciar a suspensão da convertibilidade em metal do dólar americano.

2008: – No Nepal, com a derrubada da monarquia, o antigo líder da guerrilha maoísta, Pushpa Kamal Dahal, converte-se no primeiro ministro da nova República, dando ao país a orientação marxista.

Deixe uma resposta