16 DE SETEMBRO
1721: – Neste dia teve origem o que se transformaria no Arquivo Público do Estado de São Paulo, a mais antiga repartição pública da capital paulista. Por iniciativa do capitão-mor Dom Rodrigues César de Meneses, Governador da então Capitania de São Paulo, que determinou a seu secretário de governo, Gervásio Leite Rabelo, que desse início ao “Inventário dos Documentos da Governança”. Armazenados no Pátio do Colégio, à época sede do governo, os documentos amealhados por Rabelo constituíram o núcleo inicial do atual acervo da instituição.
1909: – Alberto Santos Dumont bate o recorde de decolagem mais curta com sua Demoiselle, um modelo de ultraleve feito de bambu e seda. Nele Santos Dumont viveu seu último voo como piloto, e atingiu uma velocidade média de 96 quilômetros por hora.

1944: – Tropas brasileiras da Força Expedicionária Brasileira ocupam Massarosa, Monte Castello e Montese, na Itália.
1969: – A Junta militar brasileira emite nota oficial comunicando o afastamento definitivo de Costa e Silva da presidência da República, e a constituição de uma junta de três generais para encaminhar a questão sucessória.
1973: – Em Montevidéu é publicado o manifesto “La TFP se regocija porque en Chile cayó la tiranía marxista”.
1974: – A TFP uruguaia divulga carta ao Presidente Bordaberry solicitando a restituição da liberdade de ação.