16 DE NOVEMBRO

1532: – Francisco Pizarro captura o imperador inca Atahualpa.

1869: – Inauguração oficial do Canal do Suez, no Egito, pela imperatriz Eugênia em nome de seu esposo, o imperador Napoleão III. Entre as muitas personalidades presentes, está o imperador cristianíssimo, Francisco José.

1933: – Os Estados Unidos estabelecem relações diplomáticas com a URSS.

1960: – o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira e os outros autores do Best-seller “Reforma Agrária Questão de Consciência” falam ante a Comissão de Economia da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

1961: – o jornal “Le Monde” comentando o livro “Reforma Agrária, Questão de Consciência”, ressalta o “grande êxito no Brasil”, que “suscita numerosas discussões entre especialistas e membros do Clero”.

1969: – No artigo “Surpresa surpreendente” publicado na Folha de São Paulo, o Prof. Plinio sugere à CNBB investigar as conexões terroristas no campo eclesiástico.

1971: – é publicado o manifesto da TFP uruguaia “La TFP al pueblo uruguayo — proclama de inconformidad y llamado a plebiscito”, sobre as reformas socialistas.

1986: – As eleições nacionais do Brasil dão a vitória ao Movimento Democrático Brasileiro, de José Sarney.

1989: – assassinato do Pe. Ignacio Ellacuria SI, teólogo da libertação, e de outros jesuítas, na PUC de El Salvador.

1990: – James Baker, secretário de Estado norte-americano, visita a Europa procurando apoio para a proposta de resolução submetida à ONU, que prevê o uso da força na resposta à invasão do Kuwait pelo Iraque.

1994: – o Papa João Paulo II dá audiência especial ao diretor do jornal comunista italiano, L’Unità, que edita um Evangelho “popular” aprovado pela Comissão Episcopal Italiana.

1996: – Fidel Castro chega a Roma em meio a imensa expectativa midiática.

2000: – Clinton visita o Vietnã, comunista desde a vergonhosa fuga americana.

2001: – Durante o bombardeamento norte-americano a Cabul, morre Mohammad Atef, que os Estados Unidos consideram o número três da Al-Qaeda.

2006: – O Papa Bento XVI e a Cúria Romana reafirmam os valores do celibato para os padres, rejeitando qualquer possibilidade de ordenação ou readmissão de sacerdotes casados.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor insira seu nome