17 DE ABRIL

1521: – Começa o julgamento do heresiarca Martinho Lutero durante a Dieta de Worms. Inicialmente intimado a se pronunciar sobre seus ensinamentos, ele pede tempo para refletir, e lhe é concedido um dia. Depois disso, tendo ele se negado a rechaçá-los, é excomungado.

1936: – O líder comunista francês Maurice Thorez, lança pelo rádio a sua “politique de la main tendue”.

1945: – Na II Guerra Mundial as forças brasileiras libertam dos nazistas a cidade de Montese, na Itália.

1956: – Os Estados Unidos apresentam o avião “Lockheed F-104 Starfighter”, que pode voar o dobro da velocidade do som, e transportar armas atômicas.

1968: – Os presidentes Lyndon Johnson, dos Estados Unidos, e Chung Park, da Coréia do Sul, garantem a proteção norte-americana à chamada Ásia não-comunista, na cúpula de Honolulu.

1969: – Shirhan B. Sirhan, imigrante jordaniano nos Estados Unidos, é acusado da morte do senador norte-americano Robert Kennedy, candidato á Presidência.

1971: – O Comite de Jóvenes Ecuatorianos pro Civilización Cristiana pede ao presidente da República que deixe de aplicar a reforma agrária, por seu caráter confiscatório. O presidente responde a eles.

– O papa Paulo VI recebe o Ministro das Relações Exteriores da Hungria comunista, enquanto o Cardeal Mindzsenty segue preso pelo regime dos sem-Deus.

1974: – A TFP colombiana lança o manifesto: “Antidivorcistas y antisocialistas, a favor de la Tradición, la Familia y la Propiedad”.

1975: – A guerrilha maoísta Khmer Vermelho toma a capital do Cambodge, Phnom Penh. Começa o regime anarquista mais violento da História, com milhões de mortos ou deslocados para as selvas.

Descolamento da opinião pública das metas do socialismo gerou o afastamento da ex-presidente.

1985: – Na previsão da viagem de João Paulo II a Amsterdã, são colocados cartazes nas ruas da cidade oferecendo 15 mil florins a quem assassinar o Pontífice.

2010: – A Europa fica paralisada no ar pelo fechamento do espaço aéreo de uma vintena de países, por causa da nuvem de cinzas do vulcão islandês, Eyjafjallajokull.

2016: – A Câmara dos Deputados do Brasil aprovou o relatório que pedia o afastamento da presidente Dilma Rousseff.

Deixe um comentário!