17 de abril

1080: – Com a morte de Haroldo III, na Dinamarca, sucede-lhe Canuto IV, que viria a ser o primeiro dinamarquês a ser canonizado.

1521: – Começa o julgamento do heresiarca Martinho Lutero durante a Dieta de Worms. Inicialmente intimado a se pronunciar sobre seus ensinamentos, ele pede tempo para refletir, e lhe é concedido um dia. Depois disso, tendo ele se negado a rechaçá-los, é excomungado.

1892: – Em um ato em Nova York, José Marti proclama a criação do Partido Revolucionário Cubano.

1919: – A Assembléia Nacional Francesa aprova a jornada laboral de oito horas.

1924: – Nos Estados Unidos é criada a empresa cinematográfica Metro-Goldwyn-Mayer.

1936: – O líder comunista francês Maurice Thorez, lança pelo rádio a sua “politique de la main tendue”.

1945: – Na II Guerra Mundial as forças brasileiras libertam dos nazistas a cidade de Montese, na Itália.

– Em Strassfurt, na Alemanha, o tenente-coronel Boris T. Pash encontra meia tonelada de urânio, em um intento de auxiliar os planos do país de construir uma bomba atômica.

1956: – Os Estados Unidos apresentam o avião “Lockheed F-104 Starfighter”, que pode voar o dobro da velocidade do som, e transportar armas atômicas.

1961: – Numa tentativa de derrubar o regime comunista de Castro, um grupo de 1.400 exilados cubanos financiados e treinados pela CIA, desembarca na Baía dos Porcos. Depois de três dias de combate, são repelidos. Dá-se então a expulsão ou fuzilamento dos mercenários. Houve comoção continental diante desse fracasso da administração Kennedy.

1968: – Os presidentes Lyndon Johnson, dos Estados Unidos, e Chung Park, da Coréia do Sul, garantem a proteção norte-americana à chamada Ásia não-comunista, na cúpula de Honolulu.

1969: – Shirhan B. Sirhan, imigrante jordano nos Estados Unidos, é acusado da morte do senador norte-americano Robert Kennedy, candidato á Presidência.

1971: – O Comite de Jóvenes Ecuatorianos pro Civilización Cristiana pede ao presidente da República que deixe de aplicar a reforma agrária, por seu caráter confiscatório. O presidente responde a eles.

– O papa Paulo VI recebe o Ministro das Relações Exteriores da Hungria comunista, enquanto o Cardeal Mindzsenty segue preso pelo regime dos sem-Deus.

1974: – A TFP colombiana lança o manifesto: “Antidivorcistas y antisocialistas, a favor de la Tradición, la Familia y la Propiedad”.

Deputados pró-impeachment comemoram aprovação do relatório do deputado Jovair Arantes, que recomenda a abertura de processo de impedimento da presidente Dilma por crime de responsabilidade.

1975: – A guerrilha maoísta Khmer Vermelho toma a capital do Cambodge, Phnom Penh. Começa o regime anarquista mais violento da História, com milhões de mortos ou deslocados para as selvas.

1985: – Na previsão da viagem de João Paulo II a Amsterdã, são colocados cartazes nas ruas da cidade oferecendo 15 mil florins a quem assassinar o Pontífice.

2010: – A Europa fica paralisada no ar pelo fechamento do espaço aéreo de uma vintena de países, por causa da nuvem de cinzas do vulcão islandês, Eyjafjallajokull.

2016: – A Câmara dos Deputados do Brasil aprovou o relatório que pedia o afastamento da presidente Dilma Rousseff.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here