17 DE SETEMBRO

1793: – Durante a satânica Revolução Francesa, é aprovada a “Lei dos Suspeitos”. Ela permite a formação de Tribunais Revolucionários para julgar os “suspeitos de traição contra a República” – quer dizer, todos os que não afinam com a Revolução – bem como para executar os condenados à morte. Por ela qualquer cidadão poderia ser acusado, por qualquer pessoa, de ser “suspeito” de alguma coisa – por exemplo, deter ideias “contra-revolucionárias” – e ser encarcerada.

1830: – Morre Simão Bolívar, venezuelano, que teve papel preponderante nas lutas de independência da Venezuela, Bolívia, Colômbia, Equador, Peru e Panamá.

1940: – Início da “Batalha da Inglaterra” na II Guerra Mundial, na qual os caças ingleses tentam salvar o país do bombardeio alemão.

Carlos Lamarca, desertor, guerrilheiro e assassino que pertenceu à VPR, organização marxista que pelas armas queria implantar a “Ditadura do Proletariado” semelhante à que foi imposta em Cuba.

1944: – Início da Operação Market Garden, considerada a maior operação aerotransportada feita pelos aliados durante a Segunda Guerra Mundial e o último êxito do exército alemão. Foi considerado também o dia do fracasso do general britânico Bernard Montgomery. Mais de 1400 soldados foram mortos na operação.

1971: – Carlos Lamarca, guerrilheiro do VPR (Vanguarda Popular Revolucionária), é morto com cinco tiros por uma patrulha militar em Ipupiara, no interior da Bahia.

2006: – O Dr. Caio Vidigal Xavier da Silveira discursa no Parlamento Lituano como representante das TFPs, na cerimônia do 15º aniversário da independência daquele país.

Deixe uma resposta