18 DE MARÇO

Por fim, em março de 1312, o papa cedeu às vontades da coroa e proclamou a bula Vox in excelso, que dissolvia a ordem dos templários, removia o apoio da igreja e revogava os mandatos cedidos aos cavaleiros.

1314: – O último Grão Mestre dos Templários, Jacques de Molay, é queimado vivo por ordem de Felipe IV da França. Este pérfido rei, que estava profundamente em débito com os Templários, fez arrestar Molay e muitos outros templários franceses e, para os condenar, os torturou até que fizessem falsas confissões. Quando depois Molay se retratou do que dissera sob tortura, foi condenado à morte por perjuro.

1848: – É publicado em Londres o Manifesto do Partido Comunista, de Marx e Engels. O partido era então uma sociedade secreta.

1871: – Em Paris, Adolfo Thiers, presidente da República, ordena a evacuação da Comuna de Paris, primeira tentativa da criação e implantação de um governo socialista na França.

1903: – Na França é decretada a separação da Igreja e do Estado, e a dissolução das ordens religiosas não autorizadas, num grande episódio da perseguição que começou então à Igreja.

1937: – Na Cidade do Vaticano Pio XI faz publicar sua encíclica Divini Redemptoris, contra o ateísmo marxista-leninista.

1965: – O cosmonauta soviético Aleksei Leonov torna-se o primeiro homem a caminhar no espaço.

1978: – Em seu segundo manifesto público, a TFP francesa alerta: “La France s’est dérobée de l’abîme au premier tour. Il faut qu’elle fasse de même au deuxiême”.

1990: – O ditador comunista Fidel Castro fala em São Paulo para 1200 líderes das Comunidades Eclesiais de Base, então menina dos olhos da Igreja progressista.

2014: – Em Moscou, é assinada unilateralmente a reincorporação da Crimeia à Rússia.

Deixe um comentário!