18 DE ABRIL

1491: – Partindo de Córdoba, os Reis Católicos empreendem a marcha para conquistar Granada, último bastião em poder dos mouros.

1857: – Alan Kardec lança sua obra O Livro dos Espíritos, que marca o nascimento do Espiritismo condenado pela Igreja Católica.

1904: – É publicado o 1º número do L’Humanité, órgão do Partido Comunista Francês.

1909: – O papa São Pio X beatifica Joana d’Arc, em Roma.

1942: – Os porta-aviões americanos dirigidos pelo General James H. Doolittle realizam um maciço ataque sobre a população civil de Tókio como retaliação pelo bombardeamento de Pearl Harbor em 7 de dezembro de 1941.

1946: – A Assembléia da Sociedade das Nações vota a dissolução da instituição, fundada em 1920, e a transferência de todos os ativos para a Organização das Nações Unidas.

1951: – França, Alemanha Federal, Itália, Bélgica e Luxemburgo assinam, em Paris, o tratado fundador da primeira comunidade européia, o Tratado do Carvão e do Aço.

1954: – Gamal Abdel Nasser, modelo do nacionalista pró-comunismo, assume o governo no Egito.

1955: – Na conferência de Bandung, Indonésia, funda-se o movimento dos não-alinhados, pró-soviéticos.

1971: – A TFP publica o comunicado, “A propósito de uma notícia de ‘O Estado de S. Paulo’”, no qual é retificada notícia daquele jornal a respeito da atuação de universitários cooperadores da TFP na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo. Os jovens reafirmam o caráter ordeiro, e ao mesmo tempo destemido, de sua atuação naquela Faculdade, que consistiu na distribuição aos alunos de um folheto explicativo sobre a TFP. Tendo o matutino paulista se negado a publicar a retificação, os universitários a divulgam em Seção Livre na “Folha de S. Paulo”.

1989: – Tanques esmagam manifestação na praça de Tienanmen, Pequim. O que representa uma vitória dos falcões comunistas chineses.

2001: – É publicado pela TFP americana, no Washington Times, o manifesto “Reality check on China“, sobre o sequestro de um avião espião de Estados Unidos por Pequim. O aparelho e a tripulação foram devolvidos dias depois.

2005: – Início do Conclave para eleger o sucessor de João Paulo II.

2006: – O presidente norte-americano George W. Bush admite todas as opções, incluindo a militar, para impedir o Irã de produzir armas nucleares.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here