18 DE JUNHO

Vulcão Laki, Islândia. Em 1783 não havia emissões do gás de efeito estufa, porém…

1783: – Chega simultaneamente a Paris, Turim e Pádua a nuvem ácida proveniente do vulcão Laki, da Islândia, que entrou em erupção a 8 de junho, e continuará nos próximos 8 meses. Nos anos seguintes causará grande fome, que deixará um saldo de 6 milhões de mortos em todo o mundo, no que foi descrito como “uma das maiores catástrofes do meio ambiente na História europeia”.

1815: – Na Batalha de Waterloo as tropas napoleônicas são derrotadas pelas do duque de Wellington, pelo que Napoleão tem que renunciar pela segunda vez.

1908: – Chega ao porto de Santos o barco Kasato-Maru, com os primeiros imigrantes japoneses.

1927: – Projeção em Nova York da primeira reportagem cinematográfica sonora, sobre a recepção em Washington ao aviador americano Lindbergh, depois de seu voo sem escalas sobre o Atlântico.

1940: – Na Inglaterra, Winston Churchill faz o discurso chamado Finest hour. Por sua vez o general De Gaulle faz na BBC a “chamada de 18 de junho”, apelo decisivo à resistência de todos os cidadãos franceses às forças nazistas de ocupação.

1953: – No Egito, um grupo de oficiais do exército liderados por Gamal Abdel Nasser, derrubam o rei Faruq, e proclamam a República do Egito, de cunho socialista.

1979: – Os dirigentes dos Estados Unidos, James Carter, e da URSS, Leonid Brezhnev, assinam em Viena o tratado “SALT II” para a limitação das armas nucleares.

1982: – Em Londres, aparece enforcado o italiano Roberto Calvi, presidente do Banco Ambrosiano.

1999: – Morre em acidente de avião, sem deixar filhos, o único descendente varão de John F. Kennedy, John-John.

2006: – A Igreja Episcopal dos Estados Unidos elege, pela primeira vez, como lide, uma mulher – a responsável pelo episcopado de Nevada, Katharine Jefferts Schori.

2007: – A polícia britânica, em cooperação com as autoridades de 35 países, desmantela uma rede internacional de pedofilia que funcionava através da Internet, envolvendo mais de 700 suspeitos em todo o mundo.

2013: – Enchente extraordinária do rio Gave alaga a Gruta de Lourdes e instalações do Santuário.

2015: – Francisco I lança sua encíclica Laudato Si, pela qual assume a liderança da revolução ecológica.

Deixe uma resposta