18 DE JULHO

1536: – Henrique VIII anula a autoridade do Papa no domínio britânico, e assume o título de “Cabeça da Igreja” na Inglaterra.

Beato Pio IX, proclama o Dogma da Infalibilidade Pontifícia.

1821: – Proclamação da anexação da chamada Banda Oriental (Uruguai) ao Brasil, com o nome de Província Cisplatina, como parte do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves e, posteriormente, Império do Brasil. Os argentinos reivindicavam-na como parte do antigo Vice-reino da Prata. Em 1825, esse território torna-se independente como República Oriental do Uruguai.

1870: – Declaração da Infalibilidade Pontifícia durante o Concílio Vaticano, que fora aprovada por ampla maioria dos padres conciliares com direito a voto.

1925: – É publicado MeinKampf (Minha luta), de Adolfo Hitler.

1949: – O Governo nacionalista chinês se traslada para Taiwan, em Formosa.

1955: – É inaugurada a primeira Disneylândia do mundo.

1963: – O Prof. Plinio Corrêa de Oliveira entrega na Câmara e no Senado o abaixo-assinado de vinte e sete mil fazendeiros contra a Reforma Agrária.

1977: – O Prof. Plínio envia também um telegrama ao Itamaraty congratulando-se com comandante do navio Frota Santos que recolheu 88 fugitivos vietnamitas.

1991: – Mensagem do Prof. Plinio e das TFPs ao presidente do México, durante a I Cúpula Latino-americana em Guadalajara, publicada por El Occidental, dessa cidade: NO a Fidel Castro na Cúpula Iberoamericana de México.

1998: – É assinado o Tratado de Roma, que inaugura a Corte Penal Internacional.

2007: – Ao tentar pousar no Aeroporto de Congonhas em São Paulo, o Voo 3054 da TAM atravessa a pista e colide contra um prédio de cargas da empresa, matando 199 pessoas.

Deixe uma resposta