18 DE OUTUBRO

Igreja do Santo Sepulcro em Jerusalém.

1009: – Em Jerusalém, a igreja do Santo Sepulcro, construída pela Imperatriz Santa Helena, é destruída pelo califa Huséin al-Hakim Bi-Amrillah, sendo que somente seus pilares sobreviveram à destruição. Mais tarde, depois de negociações entre os muçulmanos fatimidas e o Império Bizantino entre 1027 e 1028, o novo califa Ali az-Zahir concordou em permitir sua reconstrução, que foi concluída em 1048. Em 1099 os cruzados reconquistaram Jerusalém e tomaram posse da igreja que, no seu essencial, é a que existe atualmente.

1517: – Em Portugal, nasce o Pe. Manuel da Nóbrega, Superior dos jesuítas do Brasil, e um dos fundadores de cidade de São Paulo. Morrerá em 1570, exatamente 53 anos mais tarde.

1910: – Implantação da República em Portugal. Todos os títulos nobiliárquicos são abolidos.

1961: – O exército indiano invade arbitrariamente as colônias portuguesas de Goa, Damão e Diu, que estavam em poder dos lusos desde o século XVI.

1978: – O presidente americano Jimmy Carter dá luz verde à construção dos elementos fundamentais da bomba de nêutrons, mas adia seu fabrico e montagem.

1986: – Poderosa bomba posta por esquerdistas devasta a sede da TFP uruguaia.

2010: – Em Tunis começam os protestos anti-governamentais (contra o ditador Ben Ali) que motivaram a chamada “Primavera Árabe”, que se estendeu depois pelo resto do mundo árabe até 2012.

2012: – A rainha Isabel II de Inglaterra torna-se a primeira figura da monarquia a participar num conselho de ministros do governo britânico desde o século XVIII.

Deixe uma resposta