19 DE ABRIL

A Insurreição Pernambucana: um dos mais importantes momentos da expulsão dos holandeses.

1648: – Primeiro confronto na Batalha dos Guararapes entre os defensores do Império Português e a Companhia Holandesa das Índias Ocidentais. Essa batalha foi simbolicamente considerada a origem do Exército Brasileiro.

1775: – Começa nos Estados Unidos a Guerra da Independência contra o Império Britânico.

1943: – Durante a II Guerra Mundial, na Polônia tem início o levante do Gueto de Varsóvia. As SS de Hitler aniquilarão mais de 50 mil pessoas em duas semanas.

1958: – O papa Pio XII cria a Arquidiocese de Aparecida.

1958: – Funda-se na Colômbia o grupo comunista guerrilheiro M-19 (Movimiento 19 de Abril).

1971: – Nos Estados Unidos, Charles Manson é condenado à morte por haver conspirado nos assassinatos da atriz Sharon Tate e outras pessoas. Mais tarde sua pena será comutada por prisão perpétua.

1976: – É publicado o primeiro manifesto da nascente TFP canadense: “Marx au sous-sol des églises”.

1984: – Na Cidade do Vaticano, no Ano Jubilar da Redenção, o papa João Paulo II pede um “estatuto internacional garantido para Jerusalém”.

1993: – Em Waco (Texas), o FBI toma o local onde se encontrava a seita davidiana de David Koresh, o que provoca um incêndio no qual morrem 81 membros da seita.

1995: – Num atentado de terrorismo doméstico em Oklahoma, nos Estados Unidos, um carro com bombas explode junto a um prédio do governo federal, causando a morte de 168 pessoas e mais de 500 feridos. Depois dos ataques de 11 de setembro de 2001, o atentado de Oklahoma foi o mais mortal ataque terrorista na história dos Estados Unidos, e continua sendo o incidente mais mortífero de terrorismo doméstico na história do país.

2005: – No Conclave para eleger o substituto de João Paulo II, o cardeal alemão Joseph Ratzinger, após quatro votações, é eleito, assumindo o nome de Bento XIV.

2011: – O ditador comunista Fidel Castro se afasta do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba após 45 anos no cargo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here