19 DE ABRIL

1648: – Primeiro confronto na Batalha dos Guararapes entre a tropa do Império Português formada pelos luso-brasileiros (brancos, negros e ameríndios), e os hereges invasores da Companhia Holandesa das Índias Ocidentais. Essa batalha é considerada o início da construção da nacionalidade brasileira, e foi adotada oficialmente como o dia do surgimento do Exército Brasileiro.

1775: – Começa nos Estados Unidos a Guerra da Independência contra o Império Britânico.

1958: – O papa Pio XII cria a Arquidiocese de Aparecida.

1958: – Funda-se na Colômbia o grupo guerrilheiro M-19 (Movimiento 19 de Abril).

1976: – É publicado o primeiro manifesto da nascente TFP canadense: “Marx au sous-sol des églises”.

1985: – Nota difamatória da CNBB contra a TFP: “Notória a falta de comunhão da TFP com a Igreja no Brasil, sua hierarquia e o Santo Padre”.

Brasão Pontifício de Bento XVI

1995: – Num atentado de terrorismo doméstico em Oklahoma, nos Estados Unidos, um carro com bombas explode junto a um prédio do governo federal, causando a morte de 168 pessoas e mais de 500 feridos. Depois dos ataques de 11 de setembro de 2001, o atentado de Oklahoma foi o mais mortal ataque terrorista na história dos Estados Unidos, e continua sendo o incidente mais mortífero de terrorismo doméstico na história do país.

2005: – No Conclave para eleger o substituto de João Paulo II, o cardeal alemão Joseph Ratzinger, após quatro votações, é eleito, assumindo o nome de Bento XVI.

2011: – O ditador comunista Fidel Castro se afasta do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba após 45 anos no cargo.

1 COMENTÁRIO

  1. 2005: – No Conclave para eleger o substituto de João Paulo II, o cardeal alemão Joseph Ratzinger, após quatro votações, é eleito, assumindo o nome de Bento XIV. Errado. Bento XVI é o correto.

Deixe uma resposta