19 DE MAIO

1790: – Durante a nefasta Revolução francesa, coerente com seu espírito comunista e igualitário, é abolida a nobreza e todas as distinções que estabeleçam a estratificação da sociedade francesa.

1802: – É criada a Legião de Honra na França.

1917: – O “terceira-força” Kerenski é nomeado Ministro da Guerra na Rússia, e propõe à Alemanha uma paz “sem anexações nem sanções”.

1955: – Assinatura de um tratado de paz entre o Reino Unido, França, Estados Unidos e a URSS, que põe fim à ocupação comunista na Áustria.

1962: – O Prof. Plinio faz um memorável discurso em Montevidéu, a convite do Conselheiro Benito Nardone, membro e ex-Presidente do governo colegiado do Uruguai.  Esse discurso para os mil participantes do Congresso Ruralista teve como tema o livro Reforma Agrária – Questão de Consciência, e foi transmitido para todo o País pela Rádio Rural.

1967: – O bispo de Goya, Argentina, ataca a TFP por “não representar o pensamento da Igreja”, quando esta difundia uns diálogos sociais contra o comunismo.

Logo da Rede Eclesial Pan-Amazônica – REPAM órgão encarregado de concretizar as metas propostas na Encíclica Laudato si.

1978: – Foi aprovado o Tratado de Cooperação Amazônica (Pacto Amazônico) pelos representantes de oito países da bacia do Amazonas: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela. O objetivo do tratado era criar um mecanismo de desenvolvimento da região amazônica sem que nenhum dos países abrisse mão das respectivas soberanias territoriais ameaçadas hoje pelos movimentos ambientalistas internacionais e, lamentavelmente, pela ala progressista da Igreja Católica — vide a Encíclica Laudato Si do Papa Francisco.

1979: – Na Espanha é legalizada a maçonaria.

1989: – O presidente chinês Yang Shangkun impõe a lei marcial em Pequim para travar a vaga estudantil de protestos, iniciada a 17 de abril, na Praça de Tianamen. Os estudantes ameaçam nova greve de fome.

2001: – No primeiro julgamento por poligamia nos Estados Unidos em 50 anos, é declarado culpado um mórmon casado com cinco mulheres e pai de 29 filhos.

2009: – A ONU apresenta a primeira universidade global online e de matrícula gratuita. O novo projeto educativo, Universidade do Povo, surge no âmbito da Aliança Global da ONU sobre Tecnologia de Comunicação e Desenvolvimento.

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta