20 de julho

1500: – Isabel, a Católica, decreta, mediante cédula real, que se devolvam suas terras de origem a todos os indígenas que os conquistadores tinham seqüestrado.

1808: – Entra em Madri o exército do invasor francês José Bonaparte, feito rei da Espanha por seu irmão Napoleão. O povo se abstém de fazer manifestações.

1857: – Em Tonkin é assassinado o bispo José Maria Diaz Sanurjo, o que dará lugar à intervenção da armada da Espanha ao lado da França na guerra da Cochinchina.

1897: – Fundação da Academia Brasileira de Letras, pelo escritor Machado de Assis, no Rio de Janeiro. É a primeira desta classe criada na América do Sul.

1905: – Na Rússia, a Assembléia da nobreza protesta contra o projeto de criação de uma Duma imperial. A “Duma”, em russo, é qualquer das diferentes assembléias representativas da Rússia moderna e da história russa.

1919: – Durante a I Guerra Mundial, os aliados entregam, em Saint Germain, as condições de paz à delegação germano-austríaca.

1921: – Em Burgos, em comemoração do sétimo centenário de sua catedral, se trasladam para esse templo as relíquias do rei São Fernando, e os restos mortais do famoso El Cid Campeador, e de sua esposa Doña Jimena.

1933: – O Secretário de Estado da Santa Sé, Eugênio Pacelli, futuro Pio XII, assina uma concordata com o Governo alemão do Terceiro Reich.

Claus Philipp Maria Schenk Graf von Stauffenberg (Jettingen-Scheppach, 15 de novembro de 1907 — Berlim, 21 de julho de 1944)

1944: – Na Alemanha, o coronel Claus Von Stauffenberg e um grupo de oficiais da Wehrmacht intentam assassinar Hitler e dar um golpe de Estado numa operação fracassada chamada Operação Valquíria.

1962: – Nos Estados Unidos transmite-se pela primeira vez uma imagem de televisão entre esse país e a França.

1969: – O módulo lunar Eagle, da missão espacial Apolo 11, pousa na lua. Cinco horas mais tarde, Neil Armstrong e Edwin E. Aldrin seriam os primeiros homens a caminhar na superfície lunar.

1990: – No Iraque, o presidente Saddam Hussein solicita o apoio do mundo árabe contra o Kuwait e os Emirados Árabes Unidos, aos que acusam de saturar de petróleo o mercado.

1992: – Pela primeira vez em sua história no Vietnã se celebram eleições legislativas. Isso não alterou em nada o regime comunista no país.

2000: – O Congresso dos Estados Unidos aprova duas medidas que suavizam o embargo econômico contra Cuba, ao proibir o uso de fundos públicos para impedir a venda de alimentos e medicina e a viagem de turistas americanos à Ilha-Prisão.

2007: – Israel libera 255 presos palestinos, num gesto de apoio ao governo do presidente Mahmud Abás.

2008: – Em toda Colômbia e em várias cidades de todo o mundo, realizam-se marchas pela liberação dos seqüestrados pelas FARCs.

2009: – Condenam o ex-presidente peruano Alberto Fujimori a oito anos de prisão por corrupção, somando assim três condenações.

2012: – Em um cinema da localidade americana de Aurora, no Colorado, James Eagan Holmes, de 24 anos, armado com duas pistolas, uma escopeta, um fuzil semi-automático e milhares de balas para estas armas, tudo adquirido legalmente, mata 12 pessoas e fere 59.

2015: – Cuba e os Estados Unidos restabelecem oficialmente suas relações diplomáticas, rompidas desde 1961, pondo fim a 54 anos de hostilidade entre ambas nações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here