21 DE ABRIL

A frota de Cabral ao sair do rio Tejo, em Portugal. Autoria desconhecida.

1500: – A armada de Pedro Álvares Cabral avista as terras do Brasil, que chamará de Ilha da Vera Cruz por pensar que se tratava de uma ilha.

1792: – Joaquim José da Siva Xavier, o Tiradentes, que liderou um movimento de independência das Minas Gerais conhecido como Inconfidência Mineira, é enforcado e esquartejado. “Desde o advento da República no Brasil (1889), Tiradentes é considerado herói nacional: o mártir foi criado pelos republicanos com a intenção de ressignificar a identidade brasileira”.

1926: – Nasce Elizabete II, rainha da Grã Bretanha.

1960: – Apesar de estar ainda em construção, é inaugurada a cidade de Brasília, projeto do arquiteto Oscar Niemeyer e Lúcio Costa. Prometida pelo presidente Juscelino Kubitschek durante sua campanha eleitoral de 1955, sua construção começou em 1956. Às 9h:30 os três poderes da República são simultaneamente transferidos da antiga capital, Rio de Janeiro, para a nova. A UNESCO a declarará patrimônio mundial.

1983: – Em Lima, fundação da TFP peruana.

1985: – Morre o presidente eleito do Brasil Tancredo Neves, dois dias antes de tomar posse.

1993: – A forma republicana de governo foi a vencedora no plebiscito no Brasil sobre as formas de governo.

2002: – Derrota histórica das esquerdas nas eleições presidenciais francesas: o candidato do Partido Socialista, o Premier Jospin, fica fora do 2ª turno, superado pela extrema-direita.

Deixe uma resposta