21 DE NOVEMBRO

Bispo cismático Antoine-Adrien Lamourette lança a expressão “democracia-cristã”

1791: – O cismático bispo juramentado de Lyon (Rhône-et-Loire) Antoine-Adrien Lamourette, lança a expressão “democracia-cristã”, na Assembléia francesa. quando se referiu aos “princípios luminosos da democracia cristã”, evocando a Igreja dos humildes e a comunhão cristã. Originalmente o conceito “democracia cristã” sublinhava o contraste entre a Igreja democrática e popular pós Revolução Francesa, e a Igreja aristocrática e elitista que provinha do “Ancien Régime”.

1877: – Thomas Edison apresenta o fonógrafo.

1920: – Um ataque do IRA, Exército Irlandês de Libertação, causa a morte a 14 soldados britânicos, em Dublin. A data passa a ser conhecida por Bloody Sunday.

1938: – As áreas fronteiriças ocidentais da Checoslováquia são incorporadas compulsivamente no Reich alemão.

1963: – O Concilio Vaticano II autoriza o uso do vernáculo, em vez do latim, nas cerimônias religiosas.

Jan. 1968. Massacre de civis praticado pelos comunistas do vietnão do norte e vietcong na chamada Ofensiva do Tet sobre a antiga cidade imperial de Hué.

1975: – Os governos vietnamitas de Hanoi e Saigão concordam com a unificação do país sob uma direção comunista.

1978: – Lançamento da 1ª edição de “Revolução e Contra-Revolução”, de
Plínio Corêa de Oliveira, na Espanha, no clube “La Bilbaína”.

1995: – Após 21 dias de negociações, em Dayton, Estados Unidos, os presidentes da Sérvia, Croácia e Bósnia chegam a acordo sobre o fim da guerra na Bósnia.

1996: – Termina o Fórum Mundial de Televisão da ONU, que institui o Dia Mundial da Televisão, convidando os estados membros a promover “trocas de programas sobre questões da paz e o desenvolvimento social e econômico”.

1997: – Em São Paulo, 52 então-sócios da TFP introduzem processo contra a mesma, para se apossar de sua direção, alegando para isso os princípios igualitários e revolucionários que até então combatiam. Juízes esquerdistas lhes darão ganho de causa nesse processo nesse processo.

2001: – Washington oferece uma recompensa de 25 milhões de dólares pela captura de Osama Bin Laden.

2006: – Os ministros da Cultura do Mercosul aprovam a inclusão do português, do castelhano e do guarani como línguas oficiais.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor insira seu nome