23 de janeiro

1918: – Beatificação de Nuno Álvares Pereira pelo papa Bento XV.

1920: – Grande Guerra 1914-18. A Holanda recusa-se a entregar aos aliados o antigo kaiser alemão Guilherme II, acusado de crimes de guerra, que exilou-se em seu país.

1943: – Na Conferência de Casablanca, Wiston Churchill e Franklin Delano Roosevelt adotam o princípio de “rendição incondicional” e uma série de ações militares para evitar um futuro ressurgimento militar alemão.

O ano de 64 se anuncia borrascoso. Um congresso de orientação nitidamente comunista – o da Central Única dos Trabalhadores da América Latina-CUTAL – fora marcado para janeiro em Belo Horizonte. Universitários ligados à TFP promovem abaixo-assinado de 30 mil assinaturas, o qual é entregue na Capital Federal (primeira foto acima). A reação popular contra a realização do congresso é enérgica, e seus promotores vêem-se forçados a transferi-lo para Brasília. Em março de 64 a TFP desce às ruas. Realiza novo abaixo-assinado (207 mil assinaturas) pedindo à Ação Católica de Belo Horizonte que esclareça sua posição pró “reformas de base”

1964: Universitários do Grupo de Catolicismo, em Belo Horizonte, iniciam uma coleta de assinaturas contra a subversiva CUTAL.

1976: – A Rádio Moscou inicia uma série de ataques contra “A Igreja do silêncio no Chile”, obra da TFP chilena que aponta a infiltração comunista entre bispos e cleros daquele país.

1981: – Pela primeira vez uma mulher, a escritora Marguerite Yourcenar, é admitida na Academia Francesa.

1985: – Também pela primeira vez, na Espanha, militares dos dois exércitos combatentes na Guerra civil de 1936, isto é, os comunistas e os anti, participam conjuntamente de ato em homenagem aos soldados de ambos os lados falecidos na contenda.

– Lançado em Paris o filme blasfemo Je vous salue, Marie.

1991: – O Prof. Plinio Corrêa de Oliveira concede entrevista telefônica ao Correio Braziliense (publicada muito parcialmente em 20.2.91): Gorbachev, o homem da ambigüidade. A “nova ordem mundial”: Europa de 92. O PC no Brasil e a “quase-vitória” do Lula.

2013: – O premier britânico David Cameron anuncia eventual plebiscite sobre a saída da Inglaterra da União Européia.