23 DE MAIO

1179: – O papa Alexandre III emite a bula Manifestis Probatum, em que reconhece o Condado Portucalense como reino independente, o que deu origem ao Reino de Portugal.

1498: – Em Florença, a Inquisição condena o monge dominicano Savonarola. Tendo começado “cheio de zelo, piedade e mortificação pela regeneração da vida religiosa [por causa do paganismo da Renascença nascente], ele foi levado a ofender essas mesmas virtudes pelo seu fanatismo, obstinação e desobediência” (The Catholic Encyclpedia), sendo enforcado e depois queimado em praça pública.

1536: – No reinado de D. João III, é instituída a Inquisição em Portugal, pelo Papa Paulo III.

1822: – Começam as obras da primeira via férrea no mundo, entre as cidades inglesas de Stockton e Darligton, com 40 km de extensão.

1929: – É lançado o primeiro desenho animado falado de Mickey Mouse.

1932: – Revolução Constitucionalista no Brasil: são mortos durante ela os estudantes paulistas Miragaia, Martins, Dráusio e Camargo, que dão origem à sigla “M.M.D.C.”, utilizada como bandeira pelos paulistas.

Equador abandona Unasul e pede devolução de prédio da sede

2008: – É assinado em Brasília o tratado constituinte da Unasul (União das Nações Sul-Americanas), comunidade política e econômica integrada por doze países sul americanos cujo objetivo era o estabelecimento do socialismo bolivariano. Sua secretaria permanente será em Quito. Hoje devido ao evidente fracasso observado na Venezuela a Unasul encontra-se em estado catatônico.

2012: – A Gendarmeria da Cidade do Vaticano detém o mordomo do papa Bento XVI, Paolo Gabriele, por supostamente desvelar documentos secretos. Começa o caso Vatileaks.

2015: – Em El Salvador, o papa Francisco beatifica o controvertido arcebispo de San Salvador, Oscar Romero, morto por um franco atirador durante uma Missa no dia 24 de março de 1980.

Deixe uma resposta