24 de março

1267: – São Luís IX, rei de França, reúne os nobres em Paris para sua 2ª Cruzada.

1564: – O papa Pio IV publica o “Index Librorum Prohibitio”, catálogo de livros malditos proibidos aos católicos, bem como 10 regras que servirão de guia para catalogar as obras que não estejam incluídas neste índice.

1801: – Na Rússia, uma conspiração de nobres, militares e comerciantes, com a conivência do futuro czar Alexandre I, faz com que o czar Paulo I seja assassinado por oficiais de sua guarda. O motivo foi a política errática e ausente de toda sensatez desse czar.

1871: – Proclamada a Commune em Narbonne.

1882: – Em Berlin, o médico Robert Koch anuncia o descobrimento do bacilo responsável pela tuberculose, que na época ceifava a vida de muita gente. No ano seguinte encontrará o bacilo da cólera, pelo que é considerado o fundador da bacteriologia e receberá o prêmio Nobel de Medicina em 1905.

1944: – O presidente norte-americano Franklin Roosevelt condenou “os crimes contra a humanidade” da Alemanha de Hitler. Essa expressão surge pela primeira vez num contexto jurídico.

Museus Capitolinos, em Roma, onde foi fundada a CEE em 1957. Triste inicio para um fim inglório.

 

1957: – Tratado de Roma cria a Comunidade Econômica Européia.

1976: – O exército argentino, liderado pelo Gen. Videla, dá um golpe de Estado depondo a presidente Isabel Martinez de Perón, e implantando o que chamaram de Processo de Reorganização Nacional, com o Exército no Poder.

1980: – Assassinato de Mons. Romero, arcebispo de San Salvador comprometido com a guerrilha.

1995: – Mons. Gaillot liderando 1000 sem-teto invade prédio em Paris.

2009: – No Chile, as Farmacias Ahumada reconhecem ter-se conluiado com outras duas cadeias para elevar o preço de mais de 200 remédios de maneira artificial. As três empresas manejam separadamente mais de 90% do mercado de remédios do país.

Deixe um comentário!