25 de março

1144: – Nesse Sábado Santo aparece morto nas cercanias de Norwich, ao este da Inglaterra, o menino Guilherme de Norwich. O crime é atribuído aos judeus da localidade. O menino será canonizado como mártir.

1765: – Em Gotinga, na Alemanha, o médico da Corte Frederico W. Klarich, torna público o êxito de seu tratamento para as dores de dentes, com “imãs acústicos”. Esse método, que não teve nenhum resultado positivo real, torna-se imediatamente de moda em toda a Europa.

1807: – O Parlamento inglês aprova a abolição do comércio de escravos, e permite o lançamento de uma campanha internacional contra o tráfico de pessoas, apoiada pela Armada britânica. A lei é promulgada pela Coroa e entraria em vigor a 01 de maio.

1824: – No Brasil, o imperador Dom Pedro I jura uma Constituição liberal, apresentada pelo Conselho de Estado. Essa foi a primeira Constituição do país.

1919: – Na Rússia se estabelece o Politburo do Comitê Central do Partido comunista da União Soviética, dirigido por Lenin.

1922: – É fundado o Partido Comunista Brasileiro.

1928: – Em Roma, o Papa condena a política escolar fascista.

1933: – São suprimidos en Alemania los sindicatos libres.

1941: – Na II Guerra Mundial a Jugoslávia comunista junta-se à Aliança do Eixo Roma-Berlim-Tóquio.

1943: : – Prefácio do Núncio Apostólico no Brasil D. Bento Aloisi Masella para o livro “Em Defesa da Ação Católica” de autoria de Plinio Corrêa de Oliveira que denuncia no seu nascedouro a revolução progressista nos meios católicos..

1957: – A França, a Alemanha Federal, a Itália, a Bélgica, a Holanda e o Luxemburgo assinam o Tratado de Roma, documento fundador da Comunidade Econômica Européia.

1975: Hue, ex-capital imperial vietnamita, cai nas garras do comunismo.

1983: – Lançamento da 2ª edição do “Em Defesa da Ação Católica”, 40 anos após a 1ª.

1987: – Na Cidade do Vaticano, João Paulo II publica sua sexta encíclica, Redemptoris Mater, sobre a Virgem Maria.

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira em de defesa dos ideais da Civilização Cristã.

1991: – Morre o arcebispo Marcel Lefébvre, 85 anos, fundador e líder da Fraternité Saint Pie X, que foi excomungado por João Paulo II em 1985 por sagrar bispos sem autorização papal.

– Declarações do Sr. Dr. Plinio sobre morte de Mons. Lefebvre à Folha de São Paulo.

2000: – Papa João Paulo II celebra Missa em Nazareth interrompida pelo canto do muezzin e 500 islâmicos.

2010: – Início das atividades públicas do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira: campanha contra o PNDH-3.

Deixe uma resposta