25 de abril

1214: – Nasce em Poisy, na França, o futuro rei Luís IX, o Santo, filho de Luís VIII e de Branca de Castela. Durante os últimos anos de sua vida, estará na Terra Santa participando da sétima Cruzada. Em 1250, com a derrota de seu exército, cairá prisioneiro no Egito, e será libertado depois de pagar forte resgate. Passará quatro anos na Palestina, antes de regressar à sua terra.

Gjorgji e De Sclavis, seguiram o afresco passando por sobre as águas do Adriático, que finalmente os conduziu até Roma, onde desapareceu diante de suas vistas.

1467: – O afresco com a imagem de Mater Boni Consilii desce em Genazzano, vindo milagrosamente de Scútari (Albânia), voando pelos os ares sobre o Mar Adriático.

1898: – Na guerra de Cuba, primeira ação naval espanhola contra os Estados Unidos, que declaram guerra à Espanha.

1792: – Na França, Nicolas Jacques Pelletier torna-se a primeira pessoa a ser executada usando-se a guilhotina.

1915: – Durante a I Guerra Mundial, os franceses e ingleses desembarcam no estreito de Dardanelos, do Império Otomano.

1920: – O Comando Supremo Aliado, resultante dos vencedores da I Grande Guerra, atribui ao Reino Unido os mandatos da Mesopotâmia e Palestina, e à França os da Síria e do Líbano.

1973: – Início do affaire Watergate, que abalou a estabilidade dos Estados Unidos.

1974: – “Revolução dos cravos” em Portugal, de cunho esquerdizante. As Forças Armadas tomam o poder em um golpe de Estado, e põem fim ao regime salazarista conhecido como “Estado Novo”.

1976: – A Regional Sul da CNBB surpreendentemente elogia rasgadamente a vida dos católicos sob a ditadura marxista no Vietnã.

1980: – O presidente americano Jimmy Carter comunica o malogro da operação militar para a libertação dos 53 reféns americanos retidos desde novembro na embaixada americana em Teerã. Desta tentativa falhada, realizada na véspera, resultou a morte de 8 soldados americanos e a perda de dois helicópteros e um avião.

1989: – A URSS inicia a retirada parcial de suas forças da Hungria.

1993: – Boris Yeltsin recebe, em referendo, amplo respaldo em sua presidência da Rússia, e por sua política econômica e social.

2007: – Uma equipe de astrônomos europeus apresenta a descoberta de um novo planeta fora do sistema solar, com características semelhantes à Terra.

Deixe um comentário!