25 DE AGOSTO

Fac simile da Carta renúncia de Jânio Quadros. “Ao Congresso Nacional. Nesta data, e por este instrumento, deixando com o Ministro da Justiça, as razões de meu ato, renuncio ao mandato de Presidente da República. Brasília, 25.8.61.” Por esse ato lançou o Brasil num dos períodos mais conturbados da política nacional com a subida do socialista João Goulart, o vice-presidente.

1825: – O Uruguai proclama sua independência do Império brasileiro e sua incorporação às Províncias Unidas del Río de la Plata.

1944: – Durante a II Guerra Mundial, liberação de Paris com a entrada das Divisões Francesas Livres seguidas da Quarta Divisão de Infantaria americana, o que levou à rendição da última unidade alemã na cidade.

1961: – O presidente brasileiro Jânio Quadros renuncia ao cargo sete meses após tê-lo assumido, alegando forças terríveis. Seu vice, o socialista João Goulart, assume em seu lugar, começando um período turbulento para o Brasil, até sua queda em 1964.

1978: – O Vaticano expõe pela primeira vez o Santo Sudário, milagrosa e admirável mortalha que cobriu o corpo sacrossanto de Jesus Cristo.

2012: – A nave espacial americana Voyager 1 se afasta à distância de 121 unidades astronômicas, e abandona o sistema solar, convertendo-se no primeiro objeto criado pelo homem a alcançar o espaço inter-estelar.

Deixe uma resposta