25 DE DEZEMBRO

336: – A festa do nascimento de Cristo é celebrada em Roma, pela primeira vez.

496: – Batismo de Clóvis por São Remígio: “Curva a cabeça, sicambro, adora o que queimastes, e queima o que adorastes”.

800: – Neste dia o papa São Leão III coroa Carlos Magno Imperador, na Basílica de São Pedro, e instaura o Sacro Império Romano-Alemão.

1356: – Em Metz, na França, o Imperador Carlos IV, de Luxemburgo, promulga a Bula de Ouro, lei constitucional fundamental do Sacro Império Romano Alemão.

1775: – O papa Pio VI, na encíclica Inscrutabile Divinae Sapentiae contra os erros do chamado espírito das luzes, condena os falaciosos conceitos revolucionários de Igualdade e Liberdade.

1928: – Início do Congresso de Tours, do qual se originaria o Partido Comunista Francês.

1961: – João XXIII anuncia a convocação do Concílio Ecumênico Vaticano II.

1988: – Carta de D. Arns, cardeal arcebispo de São Paulo, ao “caríssimo Fidel”, publicada no Granma em 6 de janeiro, na qual diz: “Peço ao Pai que lhe conceda sempre a graça de conduzir os destinos de sua Pátria”, ou seja, da Cuba comunista.

1989: – Na Romênia, triunfa a Revolução, e cai o regime comunista de Nicolae Ceasusescu. Ele e a esposa Elena, após julgamento sumário, são condenados a morte por “crimes particularmente graves” contra o país, e executados imediatamente.

1990: – Nos Estados Unidos realiza-se a primeira prova com êxito do sistema que se converteria na World Wide Web (Internet).

1991: – Gorbatchev renuncia à presidência da URSS, e se eclipsa.

1998: – O dia de Natal, pela primeira vez desde a Revolução, é declarado feriado nacional em Cuba.

2005: – Data oficial da encíclica de Bento XVI, Deus Caritas est. A sua publicação foi adiada para janeiro de 2006.

Deixe uma resposta