26 de janeiro

O imperador Henrique IV vai a Canossa e pede perdão diante do Papa São Gregório VII (Carlo Emanuelle, c. 1630).

1077: – O imperador Henrique IV, excomungado por São Gregório VII, humilha-se diante do Pontífice em frente ao castelo da condessa Matilde, em Canosa.

1564: – O Concílio de Trento estabelece a distinção entre o catolicismo romano e o protestantismo.

1654: – Os holandeses retiram-se de Pernambuco. Tendo invadido o país, através da Companhia Holandesa das Índias Ocidentais, em 1630, foram expulsos em conseqüência da Insurreição Pernambucana.

1942: – II Guerra Mundial. Chega à Europa a primeira força expedicionária norte-americana. Suas tropas desembarcam na Irlanda do Norte.

1976: – O Arcebispado de Santiago deplora que se fale de “La Iglesia del silencio en Chile”, mas não o refuta.

1983: – No centro do Peru, os habitantes da aldeia de Uchuracay matam a machadadas oito jornalistas crendo que pertenciam à organização terrorista, Sendero Luminoso. Esta, no ano anterior, havia matado 135 dos seus homens, mulheres e crianças.

1987: No Equador a TFP denuncia em manifesto que: “Gracias al vacío ideológico, el comunismo se vale de un ‘frente amplio’ para apoderarse del país”.

1989: – 163 professores de teologia alemães atacam o poder de Roma, sobretudo para nomear bispos diocesanos, acentuado-se assim mais a orientação herética que germina no país.

1991: – O principal dirigente estudantil da Primavera de Pequim, Wang Dan, é condenado a quatro anos de prisão.

1994: – Apresentação do livro do Prof. Plínio Corrêa de Oliveira sobre a “Nobreza e as elites análogas”, no Hotel Excelsior, de Nápoles.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor insira seu nome